Um jantar leve pode ajudar a emagrecer, tendo ainda outros benefícios. É por vezes uma das refeições mais difíceis de preparar, porque depois de um dia longo de trabalho, quando chegamos a casa, a vontade de cozinhar é pouca, e recorremos a alimentos preparados, que normalmente são calóricos, ricos em gorduras e hidratos de carbono refinados, como pizzas ou pratos pré-cozinhados (lasanha, canelone…) etc.
Quando queremos perder alguns quilos ou manter o peso, o melhor é fazer opções de jantares com baixo teor de hidratos de carbono e com mais proteína, sem necessidade de passar horas a cozinhar. Em apenas 20 minutos pode preparar um jantar leve e saudável.
A importância do jantar leve para emagrecer
O nosso corpo tem como uma espécie de relógio interno. Se comermos de acordo com este relógio interno, obtemos benefícios para a saúde e o nosso peso. Enquanto que de manhã o nosso metabolismo é mais rápido e queima mais calorias, à noite o nosso metabolismo torna-se mais lento, o que quer dizer que gasta menos calorias, sendo muito mais fácil armazenar gordura.
Além disso a nossa atividade física diminui, o que significa que não vamos queimar muitas calorias. Sendo assim qualquer alimento tem tendência a engordar mais.
Por isso é muito importante um jantar leve para emagrecer, particularmente, para quem come muito ao almoço e ao lanche. Reduzir certos alimentos ao jantar, não só contribuímos para a perda de peso como também dormiremos melhor. Fique a saber que alimentos deve evitar e quais dar preferência num jantar saudável para emagrecer
À noite corte nos hidratos de carbono
Os hidratos de carbono são dos alimentos que mais engordam ao jantar. As refeições preparadas em casa, com massas, arroz, batata, pão, param a perda de peso. Os hidratos de carbono fornecem energia, porque são transformados em açúcar. À noite esta energia não vai ser utilizada porque diminuímos a nossa atividade física, mas será convertida em gordura e armazenada.
No entanto, na preparação de um jantar leve e saudável para emagrecer deve apostar em ingredientes frescos com baixo teor de hidratos de carbono, são eles os legumes e ainda a proteína, que não deve faltar.
O que não deve comer ao jantar:
- Refeições pré-cozinhadas: lasanha, pizza, canelone, etc.
- Fritos e empanados como croquetes, batatas fritas, rissóis etc.
- Enchidos gordos como salsichas, chouriço, salame, mortadela, bacon, etc.
- Massas, pão ou cereais refinados, tartes… (são hidratos de carbono que fornecem energia de fácil assimilação, prefira os produtos integrais, mas com moderação).
- Molhos gordos como natas, maionese, manteiga, bechamel, banha de porco, bacon, queijos fortes, óleos, margarinas.
- Açúcar e doces como bolos, chocolate, bolachas.
- Refrigerantes, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas e sumos
- Frutas muito doces: algumas frutas (ao contrário do que muitos pensam, não devem ser comidas à noite), em qualquer caso, prefira as laranjas, maçãs, morangos, abacaxi e pera.
As proteínas não devem faltar ao jantar
Ao ingerir alimentos ricos em proteína, não só promove a perda de peso, como também contribui para um sono relaxante e reparador. Isto porque, durante a noite as proteínas encarregam-se de favorecer a reconstrução e recuperação da massa muscular e de sintetizar hormonas para prevenir o envelhecimento.
Além disso, se ao jantar não ingere proteínas suficientes pode vir a ter problemas de sono e diminuição do metabolismo, o que faz aumentar a dificuldade para perder peso.
Opções para um jantar leve e saudável
Um jantar leve não é sinónimo de desequilibrado, pelo contrário, pode ser completo e nutritivo. Receitas leves e rápidas para o jantar podem ser sas seguintes:
- Uma porção de peixe, branco ou azul
- Carne magra, como frango, peru, cozido, ou grelhado, cozido ao vapor, com 1 colher de sopa de azeite.
- Como acompanhamento, prefira uma salada com alfaces variadas, tomate, pepino, sementes, rabanete, ou um prato de legumes cozidos ao vapor. Veja aqui os legumes baixos em hidratos de carbono.
- Uma sopa de legumes (sem batata e cenoura e sem massas) é outra opção de jantar leve, coma depois um queijo fresco ou 3 fatias de fiambre de peru para fornecer proteínas.
- Os cogumelos são bons aliados para o jantar, com alto teor de água e fibra são baixos em hidratos, sendo um bom acompanhamento para um jantar saudável.
- Peixe no forno com ervas aromáticas, acompanhado de um puré de couve-flor (em vez de puré de batata) e cogumelos.
- Atum em lata ao natural, e a acompanhar legumes congelados ou prontos a consumir, é um jantar saudável e rápido de preparar.
- Opções de saladas com poucas calorias, equilibradas e com todos os nutrientes
- Se não tem vontade de cozinhar coma uma peça de fruta acompanhada de um iogurte natural (sem açúcar) ou queijo fresco e um punhado de frutos secos naturais.
Em termos práticos, um jantar leve para emagrecer, e também por questões de saúde, deve ser baixo em hidratos de carbono e conter proteínas (com pouca gordura), as necessárias, para saciar sem levar ao ganho de peso, esta é a melhor forma de dormir sem engordar.
piressemchavena says
Olá! Queria apenas que já sigo há algum tempo este blog e devo dizer que é dos melhores que já li até hoje. Ajudou-me bastante a entrar nesta onde saudável e só tenho tido bons resultados até agora.