A dieta dos pontos é uma forma de comer onde se conta pontos em vez de calorias. É uma dieta flexível, adapta-se facilmente a qualquer pessoa. Não proíbe nenhum alimento e permite comer qualquer alimento em qualquer lugar, o que a torna ideal para as pessoas com uma vida muito ocupada. Esta dieta dá a impressão de que ninguém está a fazer dieta. Fique em seguida a saber como funciona esta dieta!
A dieta dos pontos designada também por método weight watchers e mais recentemente “Points PLus” promete uma perda de peso de 2 a 4 kg por mês, no caso das mulheres. Nos homens a perda é de 4 a 8 kg. Pode parecer uma perda de peso lenta, mas em 10 meses a pessoa pode perder 20 quilos.
Dieta dos Pontos: como funciona
É fundamental conhecer a quantidade de pontos que tem cada alimento, como também a quantidade de pontos que corresponde a cada pessoa, que pode variar conforme o peso, altura e sexo.
Na dieta dos pontos vai poder comer e beber o que quiser, mas não pode exceder os pontos a que tem direito. A cada alimento é atribuído um número de pontos em função do seu valor calórico, do teor em gordura e fibra. Os alimentos pouco calóricos pontuam pouco e os mais calóricos pontuam mais.
Há alimentos que não pontuam como a fruta e as verduras (que têm zero pontos). No seguinte artigo encontra a tabela da dieta dos pontos. Mas primeiro fique a saber, na tabela abaixo quantos pontos lhe corresponde.
Quantos pontos corresponde a cada pessoa?
Embora seja aconselhável consultar um especialista que irá orientá-lo melhor na contagem dos pontos, os cálculos são feitos desta maneira: Por exemplo:
- Uma mulher entre 61 e 70 quilos e de estatura média não deve ultrapassar os 18 pontos por dia
- Se tem entre 71 e 80 quilos, corresponde-lhe 20 pontos
- Se tem 81-90 quilos, corresponde-lhe 22 pontos, e assim por aí adiante
Para o homem é estabelecido uma base de 26 pontos para 80 quilos e a partir de aqui, por cada nove quilos a mais, deve acrescentar dois pontos, por exemplo um homem de 89 quilos tem direito a 28 pontos. Veja na seguinte tabela os pontos que lhe corresponde:
Pontos para a Mulher
Para uma Mulher de estatura média, estes são os pontos que lhe corresponde segundo o seu peso:
Peso (Kg) |
Pontos / dia |
61 – 70 |
18 |
71-80 |
20 |
81-90 |
22 |
91-100 |
24 |
>100 |
26 |
Pontos para o Homem
Para um Homem de estatura mediana, estes são os pontos que lhe corresponde segundo o seu peso:
Peso (Kg) |
Pontos / dia |
<80 |
26 |
80-89 |
28 |
90-99 |
30 |
100-109 |
32 |
>110 |
34 |
Não há alimentos proibidos
Esta dieta permite a criatividade. Cada pessoa tem liberdade de escolher os alimentos, mas com a condição de levar uma dieta saudável e equilibrada, não devendo ultrapassar o número de pontos que tem direito e deve escolher os alimentos respeitando a pirâmide alimentar: 30% de gordura, 50% de carboidratos e 20% de proteína.
- A dieta dos pontos recomenda fazer 5 refeições por dia: pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche e jantar.
- É essencial não saltar refeições e acima de tudo não ultrapassar o número de pontos
- Deve ingerir 5 vezes por dia frutas e verduras
- Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia
- Priorizar a gordura saudável como o azeite
- Tomar lacticínios, pelo menos, duas vezes por dia, é uma fonte de cálcio
- Não comer muito rápido, demorar como mínimo 20 minutos.
Alimentos de zero pontos
Um erro muito comum que cometem muitas pessoas para emagrecer é ingerir uma quantidade excessiva de alimentos com zero pontos. Isto não quer dizer que se pode comer todos os alimentos que queremos, só pelo facto de possuírem zero pontos, pensando que não engordam.
É certo que pode comer estes alimentos até ficar saciado, mas claro, com moderação. Se está constantemente a ingerir uma quantidade excessiva de alimentos com zero pontos, é obvio que isso vai impedir a perda peso ou até mesmo contribuir para o ganho de peso. As frutas em excesso engordam porque contêm açúcares.
Veja aqui a Lista completa dos alimentos e pontos.
Poupar pontos
Pode poupar pontos, ou seja guardar pontos para outro dia, no máximo 4 pontos por dia (28 por semana). Isto é, no caso de não ter gastado todos os pontos ao fim do dia, se por exemplo sobraram-lhe três pontos, podem ser usados no dia seguinte.
Quer dizer se um dia comeu menos dos pontos que lhe correspondia, no dia seguinte pode comer mais, desde que não ultrapasse os seus pontos mais os pontos que guardou somados.
Como ganhar pontos extra
Ao realizar exercício físico, pode ganhar pontos extra. Por exemplo, se caminhar 30 minutos ganha 1 ponto, se andar rápido durante 30 minutos ganha 3 pontos, 30 minutos a correr ou andar de bicicleta ou fazendo natação acumula 5 pontos.
Exemplos de Pontos
Os pontos são distribuídos ao longo do dia pelas 5 refeições. Por exemplo uma pessoa que deseja emagrecer, deve consumir entre 17 a 19 pontos por dia, o equivalente a 1 400 calorias que permite perder meio quilo de peso por semana, sem sacrificar a sua saúde. Os 17 pontos ficariam assim repartidos, através das refeições:
- Pequeno-almoço: 4 pontos
- Lanche da manhã: 2 pontos
- Almoço: 5 pontos
- Lanche: 2 pontos
- Jantar: 4 pontos
Menu da dieta dos pontos (com 19 pontos)
Pequeno almoço (4 pontos)
- 1 copo de leite magro (200 ml) – 1 ponto
- Sumo fresco de laranja – 0,5 pontos
- 2 fatias de pão (50 g) – 2 pontos
- Compota light (1 colher de sopa) – 0,5 pontos
Lanche da manhã (3 pontos)
- Café com leite – 1 ponto
- 1 colher de chá açúcar – 1 ponto
- 2 bolachas tipo maria(12 g) – 1 ponto
Almoço (5,5 pontos)
- Coxa de frango sem pele (100 g sem osso) – 2 pontos
- Arroz (30 g) – 1,5 pontos
- Molho de tomate (3 colheres de sopa)– 1 ponto
- Salada: alface, tomate, pepino – 0 pontos
- Azeite (uma colher de chá) – 1 ponto
- Fruta – 0 pontos
Lanche da tarde (2 pontos)
- 1 chá – 0 pontos
- 1 iogurte – 1 ponto
- uma banana pequena – 1 ponto
Jantar (4,5 pontos)
- Sopa de verduras – 0 pontos
- Pescada (140 g) – 2,5 pontos
- 2 batatas pequenas (100 g) – 1 ponto
- Azeite (uma colher de chá) – 1 ponto
A dieta dos pontos não é recomendada para pessoas com problemas nervosos, crianças menores de 12 anos ou mulheres grávidas.
Deixe um comentário