Uma alimentação que promete curar e prevenir doenças, é esta a abordagem de Anthony William. Revela que não é médico formado em medicina, mas se auto descreve como um Médico Médium. Médium, porque William afirma que tem o dom de falar com um Espírito. Por meio deste dom, William acredita que pode curar doenças que a medicina convencional considera incuráveis - doenças crónicas e misteriosas, como as doenças autoimunes e a obesidade.
Fique a saber o que comer, como fazer o smootie detox, uma opção saudável para desintoxicar o organismo e como o sumo de aipo pode ser um forte aliado da sua saúde, pelas suas propriedades antivirais e outras propriedades curativas. Este super-remédio não pode faltar, pelos seus imensos benefícios. Abaixo encontrará as respetivas receitas. Conheça um pouco mais o autor que põe especial ênfase numa alimentação muito mais que saudável – uma alimentação curativa que prioriza o poder terapêutico dos alimentos.
Médico Médium Anthony William
Anthony William, autor do bestseller internacional – o Médico Médium escreveu vários livros, alguns dos quais bestsellers do New York, na categoria saúde. E tudo isto apesar de não ser médico e o seu trabalho não estar cientificamente comprovado. No entanto, ele promove uma alimentação saudável, à base de vegetais, rica em frutas e com baixo teor de gordura e curas de desintoxicação, acompanhado de um programa de suplementos para potenciar a cura.
No seu livro Médico Médium, além de contar um pouco da sua história pessoal, Anthony William descreve as causas exatas de muitas doenças e explica como podemos curar-nos.
O porquê das doenças?
Segundo William os quatro fatores-chave que dão origem às doenças e causam sofrimento nas pessoas, a que ele designa de os quatro implacáveis, são a explosão viral, DDT, radiação e metais pesados tóxicos. Neste sentido, as doenças são causadas por agentes patogénicos, como o vírus Epstein-Barr (VEB), existindo mais de 60 variantes, e as bactérias estreptococos e ainda tóxicos como metais pesados, pesticidas e a radiação. Para Anthony William estes são os fatores determinantes das doenças, para as quais os médicos não sabem muitas vezes o que fazer.
São muitas as pessoas com sintomas e doenças misteriosas causadas por vírus: doenças autoimunes, fibromialgia, esclerose múltipla, síndrome da fadiga crónica, distúrbios da tiroide, tireoidite de Hashimoto, palpitações cardíacas, inchaço, dor de estômago, infeções do trato urinário, vertigens, zumbidos, insónia, perda de memória, artrite reumatoide, síndrome do colón irritável, SIBO, síndrome de Raynaud, acne, eczema cutâneo, enxaqueca, confusão cerebral, fibromialgia, lúpus, doença de Lyme, dores, depressão, ansiedade, perda de cabelo, ganho de peso, infertilidade, fígado gorduroso e muitas mais.
Ele revela que os metais pesados tóxicos depositados no corpo ao longo do tempo devem ser eliminados, pois representam um veneno para o nosso corpo e estão por trás de muitos problemas de saúde. Estes se acumulam nos nossos órgãos de desintoxicação, incluindo o fígado e os rins. Se estes órgãos estão sobrecarregados, as toxinas levam a várias doenças. De acordo com William, podemos desintoxicar-nos e potenciar a cura através dos alimentos curativos. Ele não acredita que as doenças sejam por causas genéticas.
Em geral, segundo Anthony William, todas as doenças causadas por vírus podem ser curadas com a alimentação certa, pois a alimentação adequada não alimenta os vírus, mas combate os vírus. Assim, neste sentido devemos remover os alimentos que servem de alimento aos agentes patogénicos e, em vez disso, comer mais alimentos curativos para expulsar venenos e agentes patogénicos do corpo.
A alimentação de Anthony William
As recomendações de Anthony William baseiam-se numa alimentação à base de vegetais, legumes e frutas, sem alimentos refinados e com baixo teor de gordura. Aconselha comer grandes quantidades de frutas, verduras e legumes, ervas e outros superalimentos todos os dias. Ele diz-nos que o excesso de gorduras e proteínas não são saudáveis e defende uma dieta sem glúten e sem lácteos.
Este tipo de alimentação vai nutrir o nosso corpo com muitos nutrientes valiosos e mantê-lo hidratado. Vai ainda, ajudar ao corpo a eliminar a grande quantidade de toxinas que ingerimos ou a que estamos expostos todos os dias, desde metais pesados a pesticidas etc. Recalca a importância de beber sumo de aipo, água com limão e ainda o smoothie detox de metais pesados, que desempenha um papel crucial. Consiste em ingredientes que, de acordo com William, vão remover os metais pesados do organismo (abaixo encontra a receita).
William recomenda como primeiro passo para iniciar-se na alimentação curativa que promove, remover os alimentos que alimentam aos agentes patogénicos no corpo (vírus e bactérias nocivos).
Os alimentos a evitar:
- Lacticínios
- Ovos
- Milho
- Soja e derivados
- Alimentos que contêm glúten
- Glutamato monossódico (aditivo alimentar para intensificar o sabor dos alimentos)
- Carne de porco
- Peixes de viveiro
- Óleo de colza
- Açúcar de beterraba
- Aromatizantes artificiais e naturais
- Ácido cítrico adicionado (não confundir com sumo de limão)
- Edulcorantes artificiais ((sacarina, aspartamo, etc.)
- Álcool
Alimentos curativos para consumir diariamente:
- Fruta – mirtilos silvestres, framboesas, papaias, damascos, romã, toranjas, banana, laranjas, maças, pêra, melão, romã, e todas as frutas em geral.
- Vegetais e legumes – toda a variedade, especialmente vegetais de folha verde escura e crucíferos (couves kale, Bruxelas, lombarda, brócolos…), aipo rama, espinafres, agriões, rúcula, alfaces, alcachofra, pepino, espargos, batata, batata doce, cenoura, nabos, rabanete, beterraba, abóbora, funcho cabeça, gengibre, alho, cebola etc.
- Brotos (sementes germinadas)
- Ervas aromáticas frescas: coentros, salsa, tomilho, orégão…
- Temperos e especiarias: ervas aromáticas secas, curcuma…
- Mel puro cru (não pasteurizado)
A alimentação consiste maioritariamente em comida natural, à base verduras, legumes, fruta, e alimentos silvestres. Estes alimentos nutrem e são curativos pois vão ajudar ao corpo a libertar-se do vírus Epstain-Barr e a promover a eliminação de metais pesados. Consuma maioritariamente vegetais e legumes crus ou ligeiramente cozinhados.
A importância da fruta
A fruta, em particular, desempenha um papel importante. No seu livro “Médico Médium”, Anthony explica exatamente por que não deveríamos ter medo à fruta, antes pelo contrário, a fruta combate doenças e tem potentes propriedades curativas.
A má reputação da fruta deve-se às dietas proteicas e ricas em gordura, como ele nos explica. Espalham a crença de que o açúcar nas frutas é a razão pela qual engordamos. Ele diz que não é verdade. A fruta nutre o organismo e fornece ao cérebro e ao sistema nervoso central a sua fonte de energia principal – a frutose e glicose. Além disso, a fruta não se compõe apenas de açúcares naturais, mas também de antioxidantes, enzimas, aminoácidos, fibra e água. As frutas são o combustível mais limpo para apoiar a cura e a regeneração do corpo.
Como ele nos diz, as bananas são um dos alimentos mais antivirais e antibacterianos, além de deliciosas e versáteis. Quem tem sintomas misteriosos, especialmente relacionados à saúde digestiva, comer bananas e sumo de aipo, são dois alimentos incrivelmente curativos, que ajudam a combater estes sintomas.
A resistência à insulina ocorre quando a gordura e o açúcar se combinam, quer seja gordura animal, como a vegetal e açucares dos alimentos processados.
Outros alimentos
Quanto à carne, William alerta que é muito importante não comer todos os dias, e quem não a pode evitar, deve consumir apenas numa única refeição por dia, uma pequena quantidade sem gordura visíveis e evitar a carne de porco. Uma dieta rica em gordura é quase sempre sinónimo de uma dieta rica em proteínas e isso deve ser evitado no seu programa alimentar.
Ele alerta da importância de fazer uma alimentação baixa em gordura, por isso deve-se remover as gorduras más, e não abusar da carne e reduzir o consumo de gorduras boas, como as oleaginosas e sementes (nozes, amêndoa, caju, avelãs, etc…) sementes girassol, de abóbora, de cânhamo, linhaça, chia, de cânhamo e óleos e azeite, coco etc.
Consoante ao peixe, ele alerta-nos de que quase todo o peixe contém o metal pesado tóxico mercúrio, sobretudo o atum e o espadarte. Para reduzir este risco consumir moderadamente peixes pequenos como sardinhas e arenques, como também o salmão selvagem.
Grãos e leguminosas
Estes alimentos podem fazer parte deste plano alimentar, já que nem todos são prejudiciais, o que sim deve evitar são as opções com glúten. Como já referido, os produtos como o trigo e derivados e o milho (embora este último não contenha glúten) alimentam os agentes patogénicos (vírus e bactérias), enquanto os grãos sem glúten, não.
Pode consumir milheto, quinoa, teff, amaranto, bem como o arroz integral e as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas…). A aveia deve ser sem glúten, porque a normal pode ter contaminação cruzada.
Mas atenção, não priorize estes alimentos nas suas refeições, porque embora não sirvam de alimento para os agentes patogénicos, podem levar-lhe a reduzir os alimentos principais, que são as verduras, legumes e as frutas – que são os que contêm os nutrientes curativos imprescindíveis para a manutenção da saúde e que devem estar em primeiro lugar nas suas escolhas diárias e ocupar a maior parte do seu prato.
Embora os grãos sejam nutritivos, eles não oferecem os fitoquímicos curativos, antioxidantes e minerais que contêm as frutas em geral. Mais importante ainda, os grãos não oferecem as substâncias antivirais e antibacterianas, como as que contêm a fruta, os vegetais, sobretudo os de folhas verdes, ervas… que são potencialmente curativos e ajudam a combater doenças, tal como afirma Anthony William.
Escolher alimentos que potenciam a cura em cada refeição e lanches é para todos uma oportunidade de cura. Muitos dos problemas de saúde poderiam ser facilmente evitados seguindo as recomendações dadas nos vários livros escritos pelo médico médium.
Fígado Saudável
Este órgão, em particular, desempenha um papel importante dentro do nosso organismo, ao qual o médico médium enfatiza a necessidade crucial de o cuidar e proteger. O fígado é um órgão que tem por função “limpar” o nosso organismo de toxinas, metais pesados e agentes patogénicos. No entanto, e como ele diz, a maior parte das pessoas tem um fígado saturado devido à sobrecarga dos efeitos nefastos da alimentação atual cheia de gorduras, carnes, açúcares, álcool, fármacos, contaminantes e outros excessos. Isto traduz-se num fígado sufocado de gordura, toxinas e metais pesados, motivo para que os agentes patogénicos (vírus e bactérias ) nele se instalem e prosperem.
Por isso, é importante “limpar” o fígado para que volte a funcionar e cumpra a sua função de depuração e ajude o corpo a recuperar a saúde. Além de que este órgão tem muitas outras funções a cumprir para o nosso bem-estar. O excesso de peso, problemas digestivos, cansaço, depressão e muito mais podem ser resolvidos através deste órgão.
William reafirma que o tipo de alimentação atual é rica em gorduras (incluindo más e boas) e proteínas (a carne contém também gorduras), o que prejudica o fígado. Por isso, ele atribui grande importância ao consumo de frutas e legumes para ajudar ao fígado no seu processo de desintoxicação do organismo. Para apoiar a função do fígado, ele diz que devemos beber meio litro de água com o sumo de um limão, logo de manhã, 15 minutos antes do pequeno-almoço.
A presença de patógenos e metais pesados no organismo desenvolvem inúmeros sintomas que são resultado de uma alimentação inadequada, já que determinadas substâncias tóxicas, segundo William, “alimentariam” os agentes patogénicos (vírus e bactérias).
O Smoothie Detox desempenha um papel crucial no processo de desintoxicação, consiste em ingredientes poderosos que, de acordo com William, vão promover a eliminação de metais pesados.
Porquê é importante desintoxicar o corpo?
A desintoxicação vai expulsar agentes patogénicos e substâncias tóxicas do organismo e desta maneira o seu organismo entra num processo de auto-cura.
As substâncias nocivas, como metais pesados (mercúrio, alumínio, chumbo, níquel, cobre e cádmio), dão origem a doenças e servem de alimento para vírus e bactérias, sobretudo o vírus Epstein-Barr (VEB). Segundo Anthony William, a medicina ainda não sabe que esta é a verdadeira causa de muitas das doenças autoimunes a que ele chama doenças misteriosas e também as crónicas.
Vivemos num ambiente rodeado de metais pesados tóxicos, o que é inevitável, estas substâncias nocivas entram no nosso corpo das mais diferentes maneiras: pelo ar que respiramos, por ingestão dos alimentos e bebidas, aditivos alimentares, através do abuso de medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, através das amálgamas dentais, etc. A questão é que, todas as pessoas, em diferentes níveis, estão intoxicadas.
Neste sentido, para recuperar a nossa saúde e vitalidade, devemos eliminar estas causas, sendo a desintoxicação de substâncias nocivas, como os metais pesados, um pilar importante no programa alimentar do Médico Médium.
Segundo ele diz, desde que nascemos estamos permanentemente expostos aos metais pesados e toxinas que existem no nosso ambiente, e que tem aumentado ao longo das últimas décadas, o que dificulta a manutenção da nossa saúde. Razão pela qual os nossos órgãos de desintoxicação precisam de ajuda para elimina-los. Por isso, o seguinte batido detox não deve faltar.
Smoothie detox de metais pesados de Anthony William
William diz-nos que os metais pesados, além de que representam um veneno para o nosso organismo, são os alimentos preferidos dos vírus. Se não cuidar do seu fígado estará a contribuir para que estes invasores permaneçam no seu corpo, e ainda por cima estão alimentando-se do que mais gostam. É importante ver-se livre deles com este batido desintoxicante.
Esta receita de smoothie detox de metal pesado do médico médium está constituído por cinco ingredientes que vão extrair metais pesados acumulados no organismo.
Ingredientes:
- 2 bananas
- 2 chávenas de mirtilos selvagens
- 1 chávena de coentros
- 1 chávena de sumo de laranja
- 1 colher de chá de sumo de erva de cevada em pó (sem glúten)
- 1 colher de chá de espirulina
- 1 punhado pequeno da alga dulse do Atlântico
- Opcional: água para misturar
Preparação: bata tudo numa liquidificadora e beba. Se desejar uma consistência mais fina, adicione até 1 chávena de água. Embora deva priorizar os 5 ingredientes principais (espirulina, pó de sumo de erva de cevada, coentros, mirtilos silvestres e dulse do atlântico), mas continuará a obter benefícios se utilizar apenas 3 ou 4 dos ingredientes principais.
Sumo de aipo
É de suma importância na alimentação do Anthony William beber sumo de aipo, já que tem um efeito curativo poderoso no corpo, por isso ele aconselha beber a quantidade de 470 ml de sumo de aipo fresco todas as manhãs em jejum (com o estômago vazio).
Este remédio potente traz muitos benefícios: é a maneira mais eficaz de restabelecer a saúde intestinal, que se traduz na melhora de problemas digestivos, e portanto, menos inchaço, perda de peso e até doenças crônicas, incluindo problemas de tireoidite, psoríase, acne, SIBO, síndrome da fadiga crónica, problemas de açúcar no sangue, enxaquecas, refluxo ácido, pressão alta, vícios, problemas adrenais, gota, alergias, estados autoimunes, mas também pele luminosa, mais energia, clareza mental, e muito mais.
Além disso, o sumo de aipo é um dos alimentos anti-inflamatórios mais poderosos porque mata de fome as bactérias improdutivas, leveduras, mofo, fungos e vírus presentes no corpo que expulsam as suas toxinas e detritos no trato intestinal e no fígado, segundo nos conta no seu livro Medical Médium.
Revela ainda, que o sumo de aipo contém sais minerais únicos que a comunidade médica e a ciência ainda não conhecem, a que ele chama de sais de sódio, e que ajudam a matar os agentes patogénicos no corpo que causam doenças. Mais ainda, ajudam a limpar o fígado, restauram o sistema nervoso central, melhorar a saúde da pele, hidratam o corpo a um nível mais profundo e melhoram o sistema imunitário. Também ajudam a restaurar o ácido clorídrico, que por sua vez ajuda o fígado a produzir bile, importante para melhorar as digestões,
Diz ainda, que o sumo de aipo é rico em poderosos antioxidantes e numa variedade única de vitamina C altamente bio disponível para o organismo.
Estas são apenas algumas das muitas propriedades curativas do sumo de aipo. Anthony Williams tem um livro inteiramente dedicado ao sumo de aipo – Celery Juice. Ao que parece, ainda não se encontra em português.
Como fazer o sumo de aipo do Médico Médium
- Lave bem os talos de aipo frescos
- Coloque na centrifugadora até obter um sumo (não adicione nada mais, pois qualquer outro ingrediente retira os efeitos curativos do aipo)
- Beba imediatamente para não perder propriedades curativas
Outra opção é fazer o sumo de aipo no liquidificador. Não adicione água, use apenas aipo cortado em pedaços. Depois de misturado, coar bem com coador de malha fina, gaze ou pano, beba imediatamente.
Para potenciar a cura: tome-o logo de manhã ainda com estômago vazio e só depois de 30 minutos, tome o pequeno-almoço. Se tomar noutra altura do dia, deixe passar pelo menos duas horas depois da última refeição para que o estômago se encontre outra vez vazio.
William avisa de que é importante preparar o sumo de aipo, tendo como único ingrediente os talos de aipo, não deve adicionar outros ingredientes ao sumo. Nem água, nem gelo, apenas o sumo que obtido da centrifugadora.
Ele diz que, tal como muitas pessoas fazem, pode começar a beber a metade (235 ml) ou até menos, e depois ir aumentando com o tempo até perfazer a quantidade de 470 ml, que é a quantidade idónea.
Ervas e suplementos curativos
Os suplementos desempenham um papel importante no plano alimentar de Anthony William. Esta é a lista de suplementos mais importantes para fortalecer o sistema imunitário e que vão ajudar na recuperação do organismo dos efeitos nocivos causados pelos vírus. Nos seus livros, ele também dá conselhos sobre como tomar e a dose indicada em cada doença.
É importante que os suplementos não contenham ingredientes indesejáveis, como ácido cítrico, intensificadores de sabores, aromatizantes, GMO e produtos de origem animal:
- Unha de gato
- Prata Coloidal
- Zinco
- Vitamina b12
- Raiz de alcaçuz
- Melissa
- 5 – MTHF (metilfolato – a forma metabolicamente ativa do ácido fólico)
- Selênio
- L-lisina
- Ómega-3 (de origem vegetal)
- Ester C
- Spirulina
- Folhas de ortiga
- Alga Dulse
- Monolaurina
- Baga de sabugueiro
- Trevo vermelho
- Anis-estrelado
- Crucumina
Todos estes suplementos constituem portanto um excelente recurso para a desintoxicação do organismo, e outros para combater os vírus. Com as ervas pode ser preparado chás.
Lanches
Lanches são extremamente importantes para as glândulas suprarrenais. Anthony William recomenda comer a cada duas horas, mas obviamente que deve ser os alimentos adequados, podendo até levá-los consigo. Alguns exemplos
- Maçã, aipo e tâmaras
- Laranja, abacate e espinafre
- Tâmaras, banana e alface romana
- Bagas, mel e aipo
- Maçãs, tâmaras e couve
- Uvas, banana e alface de folha vermelha
Anthony William promove as frutas, vegetais, ervas aromáticas e outros alimentos que ajudam as pessoas a se tornarem mais saudáveis, a viver de forma mais consciente e a desenvolver uma perspetiva completamente nova sobre a nutrição diária. Seguir as recomendações de Anthony Williams, pode não ser fácil, ele próprio diz que cada pessoa pode começar a fazer esta mudança lentamente e em pequenos passos.
Comece por reduzir a ingestão de gorduras e remova os alimentos processados, priorizando as verduras, legumes e frutas. Se não quer prescindir da carne ou do peixe, limite-os, um deles, uma única vez por dia. Pode começar a beber a água com limão com o estômago vazio todas as manhãs e 15 minutos depois o sumo de aipo espremido na hora. E pouco a pouco introduza o smoothie detox para a desintoxicação de metais pesados.
Comece a mudança lentamente e em pequenos passos. Pode encontrar mais informação sobre o programa de Anthony William online. No Instagram ele tem uma grande comunidade de seguidores, onde se encontra todos os dias ativos dedicado aos seus seguidores, explicando e abordando todo o seu programa, incluindo receitas, dicas e suplementos.
Poderá conhecer histórias e testemunhos de pessoas que se curaram de doenças, graças ao protocolo de Anthony William.
Instagram: https://www.instagram.com/medicalmedium/
Facebook: https://www.facebook.com/medicalmedium
No seu site: www.medicalmedium.com, pode ficar a saber todo sobre o seu programa alimentar, receitas, suplementos, chás e o porquê das doenças, e ainda muitas receitas e informação importante. Tudo gratuito.
Lembre-se de ter sempre uma alimentação equilibrada e antes de recorrer a suplementos e ervas consulte o seu médico ou um profissional de saúde.