São muitas as pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada; por isso, querem substituir a manteiga nas torradas, evitando assim consumir gorduras saturadas e optar por opções mais benéficas. Apresentamos algumas alternativas simplesmente deliciosas e nutritivas.
Como substituir a manteiga nas torradas
Embora existem imensos substitutos para a manteiga e apesar de representarem alternativas mais saudáveis, algumas podem ter um elevado valor calórico, razão pela qual devem ser consumidas com moderação:
Os doces para barrar o pão com redução de açúcar que contenham um 70% fruta, como doce de frutos do bosque, morango, mirtilo, etc. são boas opções.
O puré de banana é outra boa opção para barrar o pão. Além de ser rico em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras tem um teor de calorias reduzido em comparação à manteiga. A sua textura cremosa, sobretudo as bananas maduras, podem ser esmagadas para substituir a manteiga nas torradas e outras receitas.
O abacate pode substituir a manteiga, é um fruto cheio de nutrientes e gorduras saudáveis. Experimente meio-abacate esmagado na torrada. É delicioso e saudável.
O Azeite é uma gordura saudável que faz baixar os níveis de colesterol mau. Uma colher de sopa de azeite fornece 90 kcal. Utilize azeite de qualidade virgem extra para colocar nas torradas do pequeno-almoço em vez de manteiga.
As manteigas de frutos secos contêm um alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares e são ricas em ácidos gordos saudáveis. Apesar de bastante calóricas, proporcionam saciedade, o que ajuda a emagrecer. Escolha sempre pastas 100% puras, sem açúcares e outros ingredientes adicionados. Embora sejam alternativas saudáveis à manteiga e aos produtos açucarados convencionais, têm um teor calórico elevado, consuma com moderação. Escolha uma pasta de amendoim com 100% do fruto seco, sem açúcares adicionados.
A manteiga de amêndoas é outra opção deliciosa para substituir a manteiga para barrar no pão ou torradas. A pasta de amêndoa, além de deliciosa, é nutritiva e rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Contém gorduras insaturadas que ajudam a diminuir os níveis de colesterol mau (LDL).
O creme de avelã é ideal para barrar nas tostas e pão. É um alimento muito nutritivo e rico em gorduras boas. Escolha um produto que seja 100% avelã, como a pasta de avelã 100%, sem açúcar, sal ou outros aditivos.
Manteiga de caju: uma pasta deliciosa ideal para barrar no pão como substituto da manteiga, sendo um dos frutos secos menos calóricos.
Pode encontrar estas manteigas nos supermercados e nas lojas online. Contudo, ao comprar no supermercado leia o rotulo e escolha opções 100% naturais e sem adição de açúcares ou óleo de palma e aditivos.
Se deseja pode fazer a sua própria manteiga de frutos secos como a receita de nutella caseiro – um creme de avelãs e cacau em pó, sem gordura de palma e outros aditivos. Uma alternativa mais saudável que as manteigas e cremes açucarados para o pequeno-almoço e lanche, até mesmo para as crianças.
O húmus é uma ótima opção como substituto da manteiga, é saudável e nutritivo. Pode encontrá-lo nos supermercados na secção de frios e lacticínios, ou fazer em casa. É uma pasta feita de grão-de-bico cozido e tahini, alho, azeite. Deve ser tudo triturado num processador até ficar uma pasta cremosa, aqui pode ver esta deliciosa receita.
O Tahin é uma pasta de sementes de sésamo, ideal para barrar nas torradas, mas também como ingrediente para incluir em receitas, como o húmus. Rico em vitamina E e elevado teor proteico. Escolha um Tahini 100% elaborado com sementes de sésamo totalmente natural. É um alimento 100% vegetal, sem lactose e sem glúten.
O mel de abelhas, além de um remédio natural é utilizado como adoçante natural para substituir o açúcar. Embora menos conhecido, serve também para barrar o pão em vez do doce de frutas. Em alguns países de Europa é um hábito alimentício tradicional. O mel é uma fonte de vitaminas e minerais com um elevado teor calórico devido aos seus açucares naturais, pelo que deverá ser consumido com moderação. Contudo, é importante escolher um mel 100% cru, não pasteurizado, que preserva todos os seus benefícios.
Os cremes de barrar baixos em gordura para o pão, como as manteigas magras são também opções a considerar. Se a sua saúde é uma prioridade, não utilize a margarina como substituto da manteiga, já que está contém gorduras trans, nefastas para a saúde das artérias.
Como pode ver existem imensos substitutos para a manteiga. Algumas das opções apresentadas têm menos calorias em comparação à manteiga e, além disso, são mais saudáveis. Outras continuam a ser opções calóricas, como a manteiga de frutos secos (amêndoa, amendoim, caju…), contudo são mais saudáveis. Se não as ingerir em excesso podem ser substitutos da manteiga nas torradas, sobretudo ao pequeno-almoço quando é necessário um extra de energia, sem comprometer o emagrecimento.
Muitas opções não contêm açúcar, mas isso não significa que não engordem. O valor calórico de uma alimento deve-se também à gordura, como as oleaginosas e não apenas aos açúcares que possa conter esse alimento. Por isso, numa dieta saudável tudo tem o seu lugar com moderação e equilíbrio.
A gordura saturada da manteiga está associada ao desenvolvimento das doenças cardíacas, já que pode aumentar o colesterol. Além disso, a manteiga ao ser rica em gordura, é calórica e sem nutrientes. Por isso, quem quer emagrecer deve reduzir o seu consumo.
Para as pessoas que têm alergia ao leite, a substituição da manteiga por outro produto, é uma necessidade, já que a caseína, que é uma proteína do leite, pode ser alergénica.
Deixe um comentário