Qual é a fruta mais recomendada para perder peso? Esta é uma questão que inquieta muitas pessoas que seguem dietas de emagrecimento. Assim sendo, mostramos-lhe quais são as frutas com menos calorias.
A fruta é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras importantes para a saúde. No entanto, umas têm teores mais elevados de antioxidantes e fibras e um menor percentagem de açúcar. Tudo isto influência o seu valor calórico. Portanto, para não engordar convém escolher a fruta menos calórica.
8 Frutas com menos de 50 calorias
A fruta deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. A questão está em escolher a fruta menos calórica, e nunca está demais lembrar que a melhor sobremesa é a fruta! São muitos os planos de emagrecimento como a dieta da fruta que a inclui como sobremesa e opções de lanche saudáveis. Já a seguir fique a conhecer as calorias de algumas frutas por cada 100 g.
1. Morangos: 32 kcal por 100 g
Os morangos além de saborosos contêm apenas 32 calorias por cem gramas. Além disso são ricos em vitaminas, com teores elevados de vitamina C, muito mais que os limões e as laranjas. Têm ainda muitas fibras (pectinas e celulose), que ajudam a promover a digestão. Os morangos também contêm muito ácido fólico e muitos minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco e cobre. Além disso, estes frutos têm polifenóis, os fitoquímicos conhecidos que podem ajudar a prevenir cancro e doenças cardiovasculares.
2. Papaia: 32 kcal por 100 g:
Esta fruta tropical, que é possível encontrá-la durante todo o ano no mercado, tal como a melancia, o seu teor em água é muito elevado. A papaia tem apenas 32 calorias por 100 gramas, tudo isto porque é muito rica em água e fibras alimentares, sendo perfeita para perder peso. Além disso é saudável, é bastante rica em Vitamina C, A e betacaroteno e vitaminas B e minerais como potássio e cálcio para ossos saudáveis. Contém uma enzima conhecida como a papaína que ajuda a promover a digestão.
3. Framboesas: 34 kcal por 100 g
As framboesas contêm muitas vitaminas, especialmente vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Tendo ainda provitamina A (beta-caroteno) e várias vitaminas do grupo B, que são importantes para um metabolismo saudável.
Têm ainda minerais e oligoelementos, como ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês e fósforo. As framboesas têm um baixo teor calórico, com apenas 34 calorias por 100 gramas e, um maior teor de fibras do que muitas outras frutas. São uma boa opção de lanche saudável.
4. Meloa Cantaloupe: 35 kcal por 100 g
O melão Cantaloupe é um melão doce mas com um teor calórico baixo, sendo ideal para qualquer pessoa que queira reduzir ou controlar o seu peso, desde que siga uma dieta saudável e balanceada. É muito rico em vitaminas B, C e A, e contém antioxidantes que ajudam a proteger as células e a eliminar as toxinas.
5. Mirtilos: 36 kcal por 100 g
Estes frutos vermelhos são saudáveis e baixos em calorias. Cada 100 gramas de mirtilos fornecem apenas 36 calorias e em comparação com outros frutos vermelhos como as framboesas e morangos, os mirtilos têm muito mais antioxidantes. Têm um elevado teor de vitamina C e E e carotenóides ─ um precursor da vitamina A.
Os fitoquímicos, especialmente os polifenóis, podem não apenas reduzir a formação de novas células adiposas, mas também combater o excesso de radicais livres e deter os processos inflamatórios envolvidos no envelhecimento e, de acordo com alguns estudos, até prevenir o cancro. Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio ajudam a fortalecer os ossos. O alto teor de fibras tem um efeito positivo na saúde intestinal.
6. Melancia: 38 kcal por 100 g
A melancia é baixa em calorias porque tem um elevado teor de água, cerca de 90 % desta fruta é água, por isso é diurética e saciante. Tem teores de vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio e licopeno, especialmente este último, um pigmento antioxidante que ajuda a retardar a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento prematuro do corpo. Algumas melancias podem ter mais licopeno do que o tomate.
7. Toranja: 42 kcal por 100 g
A toranja é uma fruta ainda desconhecida para muitas pessoas, mas quem quer perder peso deve saber que esta fruta é pobre em calorias e perfeita para dietas de emagrecimento, já que a toranja acelera o metabolismo das gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos e a eliminar toxinas. É rica em fibras, vitamina C, magnésio, cobre.
Um estudo revelou que comer meia toranja, meia hora antes da refeição, os níveis de gordura e colesterol no estômago serão reduzidos. A pectina de fibra indigerível da toranja promove a digestão e contribui para a sensação de inchaço no estômago, ou seja ajuda a sentirmo-nos saciados, fazendo com que se coma menos. Mas atenção, se tem gastrite ou úlcera gastroduodenal, evite comer esta fruta.
8. Kiwi: 50 kcal por 100 g
Os quivis são muito ricos em fibras que ajudam a aumentar a saciedade. 1 kiwi (75g) contém apenas 45 calorias sendo uma fruta baixa em calorias e ideal para perder peso. Além disso, têm duas vezes mais vitamina C do que uma laranja.
Um kiwi grande preenche a necessidade diária de um adulto de vitamina C: 100 gramas de kiwi contém 80 a 120 mg desta vitamina. Contêm ainda vitaminas E e B e minerais como magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ferro. É portanto uma opção de lanche súper prático que fornece apenas 40 calorias. Coma um de manhã e à tarde, isto garante um aumento regular de vitamina C.
Saiba comer fruta sem engordar
A fruta fornece teores de hidratos de carbono e é importante saber quantas frutas comer por dia para emagrecer e fazer algumas compensações, por exemplo, comer uma porção a menos de uma fonte de hidratos (batata, arroz, massa…) para o almoço em troca de uma maçã, ou tomar uma porção menor para o jantar e comer uma salada de frutas para a sobremesa.
Coma fruta fresca todos os dias, mas evite sumos de fruta que já não contêm as fibras para controlar a absorção dos açúcares no sangue e manter a sensação de saciedade. O sumo de fruta faz com que a pessoa consuma 3 vezes mais o número de calorias de uma fruta.
As frutas congeladas são também boas desde que não tenham adição de açúcares extra ou outros adoçantes e evite as de lata, porque já não são nutritivas, além disso costumam vir em calda, a não ser que escolha uma opção ao natural As frutas com menos calorias devem substituir alimentos refinados de alto teor calórico, como bolachas, doçaria e afins.
Se gosta de fruta e quer aumentar a sua ingestão diária é uma opção mais adequada a outras fontes de energia, desde que a dieta seja variada e nutritiva e não contenha excessos e alimentos gordurosos e refinados. Desta forma a fruta não engorda e não há razão para deixar de comê-la!
Aproveite e veja também o seguinte artigo que aborda o teor de açúcar nas frutas.