Numa dieta de emagrecimento é importante saber quais os vegetais que mais engordam, de modo a evitá-los. As hortaliças, nomeadamente verduras e legumes são muito aconselhados para perder peso, no entanto há um grupo de vegetais que não goza de boa reputação, quando se trata de emagrecer. São os vegetais ricos em amidos, que convém conhecer.
Qualquer variedade de vegetais são saudáveis, pois contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, mas mesmo que sejam saudáveis, alguns devem ser evitados nas dietas de emagrecimento porque podem contribui para o ganho de peso.
A batata, o milho, as ervilhas, as favas e muitos outros contêm muito amido, o que faz subir os níveis de insulina. Isto, por sua vez, diminui a queima de gordura e ajuda a ganhar peso.
Vegetais que mais engordam
Os hidratos de carbono não só se encontram no pão, massas e cereais. Há variedades de hortaliças, sobretudo, os tubérculos e as leguminosas que contêm muitos hidratos de carbono, cujos teores variam entre 15 a 40 g por cada 100 g de alimento. Já os vegetais pobres em hidratos, possuem apenas cerca de 4 g por cada 100 g de alimento.
Os vegetais que mais engordam, são também chamados de vegetais amiláceos. Têm a reputação de fazer engordar, porque provocam no organismo o mesmo efeito que os tradicionais acompanhamentos, arroz, massas e pão. Por isso convém conhecê-los.
Legumes e hortaliças que mais engordam
- Batatas
- Ervilhas
- Milho
- Cenoura
- Batata-doce
- Abóboras de inverno (facilmente reconhecíveis porque têm a casca muito grossa)
- Leguminosas: lentilhas, grão de bico, ervilhas, feijão e favas podem engordar sobretudo às gorduras adicionadas no momento de cozinhá-las.
- Inhame
- Beterraba
- Cherovia
- Mandioca
- Banana da terra (usada para cozinhar)
Mas se quiser que estes vegetais façam parte do seu prato, use-os como acompanhamentos, mas em pequenas porções e sem adicionar outros hidratos de carbono na mesma refeição ou carnes gordas e excesso de gorduras.
Porque é que estes vegetais engordam?
Embora também sejam ricos em nutrientes benéficos para a saúde, tal como os vegetais pobres em hidratos de carbono, mas contribuem para o ganho de peso, devido aos seus amidos, que à semelhança dos tradicionais hidratos de carbono arroz, massas, pão… causam também aumentos nos níveis de açúcar no sangue e picos de insulina.
Isto quer dizer que os seus açúcares serão armazenados como gordura e, as subidas dos níveis de insulina têm o inconveniente de fazer abrir o apetite, por isso as dietas pobres em hidratos de carbono desaconselham o seu consumo, devendo ser privilegiados os legumes e verduras baixos em amidos.
Se mesmo assim deseja incluir alguns dos vegetais que mais engordam, que são aqueles mais ricos em amido, na sua dieta, faça-o em pequenas porções, mais propriamente ao almoço e evitando-os ao jantar. Já que à noite o metabolismo diminui, o que faz com que organismo armazene mais gordura.