A Dieta Barriga Zero foi criada por Liz Vaccarielo diretora da Prevention, revista de saúde norte-americana, e pela Drª Cyinthia Sass formada em nutricionismo e com muitos anos de experiência em aconselhamento a mulheres com excesso de peso.
O excesso de gordura na barriga, não só é anti-estético, como pode pôr em risco a sua saúde, isto porque a gordura concentrada em toda a região do abdómen envolve órgãos importantes como o coração, o figado e outros orgãos vizinhos. Até mesmo as pessoas magras ou com um peso normal podem ter grandes quantidades de gordura escondida.
Como funciona a Dieta Barriga Zero
Os ingredientes secretos que tornam a Dieta Barriga Zero eficaz e deliciosa são os MUFAs, também conhecidos como ácidos gordos monoinsaturados, encontram-se nestes alimentos:
- Óleos vegetais (canola, linhaça, açafroa/cártamo, sésamo, azeite, e amendoim)
- Azeitonas
- Frutos secos e sementes
- Abacate
- Chocolate preto
É bem conhecido os benefícios da gordura monoinsaturada, um tipo de gordura saudável que contribui a desentupir e a proteger as artérias da formação da placa arterial evitando futuros problemas cardiovasculares. No entanto, para além dos seus benefícios para a saúde, diversos estudos revelaram que a adoção de uma dieta rica em MUFAs ajuda a perder a gordura da barriga.
Os investigadores observaram, que de três dietas com o mesmo número de calorias, onde uma era rica em gordura saturada, outra com alto teor de hidratos de carbono e uma terceira em gordura monoinsaturada, aplicadas a um grupo de pessoas com excesso de gordura abdóminal, que apenas a dieta rica em ácidos gordos monoinsaturados mostrou conseguir reduzir a gordura da barriga.
A Dieta barriga Zero é composta de duas partes:
- O Plano Quatro dias Anti-inchaço – 1ª fase
- Plano Alimentar de Quatro Semanas – 2ª fase
No total a dieta dura apenas 32 dias, tempo suficiente para que qualquer alteração de hábitos alimentares se torne um estilo de vida permanente.
O Plano Quatro dias Anti-inchaço
O plano de 4 dias inclui uma lista de alimentos e bebidas que o ajudarão a eliminar os líquidos, a diminuir a retenção de água e a aliviar problemas digestivos, que podem fazer a sua barriga inchar. Beberá água Sassy, uma água aromatizada criada pela nutricionista Cyntia, e comerá alimentos saudáveis como frutas, vegetais e cereais integrais.
O que evitar:
- o saleiro, molhos de saladas à base de sal e alimentos muito processados
- reduzir o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono como a massa, bananas, pão, pretzel (pão alemão com muito sal)
- vegetais crus volumosos, substitua-os pelos vegetais cozidos
- alimentos que causam flatulência: feijões e leguminosas, couve-flor, brócolos, couves-de-bruxelas, couve, cebolas, pimentos e frutos cítricos
- pastilha elástica: quando masca pastilha elástica engole ar, esse ar incha a barriga
- açucares álcoois: xilitol e maltifol, são substitutos de açúcar que se encontram em produtos como biscoitos de baixo teor calórico, guloseimas e barrinhas energéticas. Os Açucares álcoois causam flatulência e inchaço
- alimentos fritos
- alimentos picantes
- bebidas com gás
- álcool, café, chá, cacau quente e sumos de citrinos
O que deve comer na primeira fase da Dieta Barriga Zero
Cumpra rigorosamente o plano de quatro dias. O plano nesta primeira fase dura apenas 4 dias e inclui cerca de 1200 calorias diárias, passando depois a 1600 calorias na segunda fase da dieta.
- Coma quatro refeições por dia
- Faça uma caminhada de cinco minutos após a refeição: é o tempo necessário para aliviar a pressão e o inchaço da barriga.
- Beba todos os dias uma dose da refrescante água Sassy. Pode beber também chás de ervas 100 por cento puros, como camomila ou hortelã
- Coma devagar, para impedir a entrada de ar no estômago
- Eduque a sua mente, através dos truques mentais para manter-se sempre motivada
Menu Quatro Dias Anti-Inchaço, Dia 1
Pequeno-almoço
- 145 g de cornflakes não-açucarados
- 240ml de leite magro
- 115 g de peras em conserva natural (sem adição de açúcar)
- 30 g de sementes de girassol, torradas ou cruas, sem sal
- 1 copo de Água Sassy
Almoço
- 115 g de fatias de peru biológico enroladas
- 1 palito de queijo light
- 230g de tomates cereja frescos
- 1 copo de água Sassy
Snack
Batido de mirtilos:coloque 240 ml de leite magro e 115g de mirtilos frescos ou congelados (sem adição de açúcar) no copo misturador e bata durante 1 minuto. Transfira para um copo e adicione uma colher de chá de óleo de linhaça biológico prensado a frio, ou sirva com uma colher de chá de sementes de girassol ou de abobora.
Jantar
- 115 g de feijão-verde cozido
- 115 g de bacalhau ou escamudo grelhado
- 60 g de batatas assadas temperadas com 1 colher de chá de azeite
- 1 copo de Água Sassy
Água Sassy – receita
A água Sassy é uma água aromatizada criada pela nutricionista da dieta barriga zero.
- 2 litros de água
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 pepino médio descascado, e cortado em rodelas finas
- 1 limão médio cortado em rodelas finas
- 12 folhas de hortelã
Junte todos os ingredientes num jarro grande, coloque no frigorifico de um dia para o outro, para que os sabores se misturem.
Para que a dieta chegue a bom fim a autora aconselha iniciar um diário alimentar, não só para o registo do peso e das medidas semanalmente, mas como forma de manter sempre a motivação.
A autora garante que se o leitor seguir as instruções fornecidas para os primeiros 4 dias da dieta, poderá esperar perder até 3 quilos e até um total de 14,6 centimetros de cintura, anca, coxas, busto e braços. Nestes primeiros quatro dias os menus são de 1200 calorias, passando depois para a fase das 1600 clorias; nunca se veja tentada em seguir mais dias nas 1200 calorias porque poderá perder músculo, densidade óssea e sentir falta de energia.
Veja aqui a segunda fase da dieta Barriga Zero.
Deixe um comentário