A dieta dos alimentos crus, também conhecida como dieta crudívora, tem vindo a ganhar muitos adeptos, entre eles muitas celebridades de Hollywood, fiéis seguidoras desta dieta por várias razões, uns porque precisam de emagrecer e outros pelo desejo de manterem uma alimentação antienvelhecimento.
A dieta dos alimentos crus, baseia-se no crudivorismo, ou seja os alimentos são consumidos no seu estado natural, sem serem processados nem cozinhados. Os crudivoristas alegam que os alimentos quando são cozinhados, perdem nutrientes valiosos para a saúde.
Como fazer a dieta dos alimentos crus?
Existem diferentes maneiras de realizar a dieta dos alimentos crus. A maioria dos adeptos são vegetarianos e vegans, ou seja só comem vegetais crus e fruta, e excluem os alimentos de origem animal.
Por outro lado, há crudívoros que consomem produtos de origem animal como: leite, queijo elaborado de leite cru, sashimi, ceviche (peixe cru), ou carpaccio (carne crua).
Há também uma minoria de crudívoros que incluem alimentos cozidos, contudo a percentagem total de alimentos crus é geralmente de 70 %.
Benefícios da dieta dos alimentos crus
Esta dieta baseia-se no facto de que ao cozinhar os alimentos, serão destruídos nutrientes e enzimas, o que pressupõe uma grande desvantagem para a saúde, dado que as enzimas presentes nos alimentos favorecem a digestão e fortalecem o sistema imunitário. Estes são alguns dos benefícios da dieta crudívora:
- Aumento da energia e vitalidade
- Pele clara e luminosa
- Perda de peso
- Evita os gases e a obstipação
- Redução do risco de contrair certas doenças
Os partidários da dieta crudívera defendem que:
- Cozinhar os alimentos leva a uma perda significativa de vitaminas, proteínas e sais minerais
- A cocção dos alimentos provoca a perda de enzimas necessárias para a digestão e absorção de certos nutrientes
- Os alimentos não devem ser cozinhados a temperaturas superiores a 47 º C
- Ao cozer os legumes e verduras há uma redução de 40 e 50% das suas vitaminas
- Os alimentos cozidos geram toxinas. Em vez disso, os alimentos crus são ricos em antioxidantes.
O que pode e não pode comer na dieta dos alimentos crus?
Os alimentos são na sua maioria produtos naturais e frescos. Estes são os alimentos permitidos na dieta crudívora:
- frutas (crua)
- verduras e legumes crus
- grãos (não devem ser cozidos acima de 47 gaus)
- germinados
- sementes
- frutos secos
- frutas secas (desidratadas)
- vinho tinto (só de vez em quando)
Tudo sem ser processado nem cozinhado e, preferencialmente, de produção biológica, livre de substâncias toxicas. O congelamento de alimentos crus está permitido.
Estes são os alimentos proibidos na dieta crudívora:
- carne e peixe
- produtos lácteos
- cerveja
- frutas, verduras, grãos e sementes que ultrapassem o grau de cozedura referido
No entanto, alguns crudívoros, não tão estritos, comem alimentos crus de origem animal, como ovos crus, peixe e carne, produtos lácteos não pasteurizado (leite, iogurte e queijo). Os alimentos podem ser servidos frios ou ligeiramente quentes, desde que não exceda os 47 graus.
É possível emagrecer com a dieta dos alimentos crus?
Muitos defendem que esta dieta leva à perda de peso, já que grande parte dos alimentos crus são pobres em calorias, gordura e sódio e, por outro lado ricos em fibras e água, que contribuem para o emagrecimento. Outra vantagem é que ao não ser consumidos alimentos processados, normalmente ricos em açúcares e gorduras, reduz-se a ingestão de calorias vazias.
É um estilo de dieta que promove hábitos alimentares saudáveis, pois com a ingestão de alimentos frescos e naturais aumenta o consumo de nutrientes vitais, entre os quais vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que contribuem para fortalecer o sistema imunitário, ganhar energia e melhorar o bem-estar.
Além disso, esta dieta contém muita fibra, que enche o estômago e mantem a saciedade por mais tempo. No entanto, é preciso beber bastante, cerca de dois a três litros de água por dia, para que o excesso de fibra não cause obstipação.
Menu de um dia para a dieta crudívora:
Todas as frutas e vegetais crus, frutos secos e frutas desidratadas estão permitidos. Todos estes alimentos podem ser comidos, sem necessidade de contar as calorias.
Pequeno – almoço
- Um smoothie de frutas caseiro feito com melão, pêra e banana ou uma salada de frutas
Lanche da manhã
- Um punhado de frutos secos como nozes ou sumo de vegetais
Almoço
- Salada de tomate com cubos de abacate, vinagre e azeite
Lanche da tarde
- Frutas frescas
Jantar
Sopa fria de vegetais/ gaspacho, feita de pimento vermelho, tomate, cebola, pepino e ervas frescas ou um prato de vegetais crus
Um smoothie verde pode substituir de vez em quando o jantar na dieta dos alimentos crus.
Vantagens de não cozinhar os alimentos
Umas das grandes vantagens desta dieta é a maior ingestão de nutrientes, que de outra maneira se perderiam com a cozedura, como o caso dos compostos encontrados no brócolos – sulforaphanes – que combatem o cancro, mas que diminuem com a cozedura, bem como certas vitaminas, como a vitamina C e o ácido fólico, que são destruídas pelo calor. Outra vantagem de comer alimentos crus é o tempo e o trabalho que se poupa na cozinha.
Desvantagens da dieta crudívora
Relativamente às desvantagens, uma das principais preocupações com a dieta dos alimentos crus é o risco de deficiências nutricionais, como: vitamina B12 e minerais como ferro, zinco, cálcio, e ainda gorduras ómega-3 e proteínas. A ingestão de pouca proteína pode causar perdida de massa muscular.
Por isso, quem faz uma alimentação só com alimentos crus e exclui os produtos de origem animal, é por vezes necessário tomar suplementos vitamínicos para compensar esse défice de nutrientes.
Por outo lado certos alimentos, quando cozinhados adquirem mais benefícios para a saúde, por exemplo, os tomates cozidos contêm três a quatro vezes mais licopeno (um antioxidante que combate o envelhecimentos) do que o tomate cru.
Uma vantagem, de cozinhar os alimentos, é a destruição de bactérias prejudiciais à saúde, impedindo assim uma possível intoxicação alimentar, já que o consumo de carne crua ou mal cozida, peixe, leite, ovos pode aumentar o risco de intoxicações alimentares.
A dieta dos alimentos crus é uma excelente opção para habituar-se a comer vegetais crus, já que muitos nutrientes são perdidos durante a cozedura. No entanto, uma dieta para emagrecer com alimentos crus não deve ser realizada durante mais de uma semana, para não provocar deficiências. O melhor é ser feita um dia por semana, porque ajuda a desintoxicar e a manter o peso sem esforço.
Deixe um comentário