A dieta da sopa de repolho é uma dieta rápida, dura apenas 7 dias, sendo muito baixa em calorias e permite perder 5 a 7 kg de peso. Pertence ao grupo de dietas milagrosas, sendo portanto uma uma dieta hipocalórica, que não é aconselhável seguir além do tempo permitido, serve também para desintoxicar o organismo.
Todos os dias deve-se comer uma tigela de sopa de repolho, mas também outros alimentos. Abaixo encontra o menu completo para uma semana. Existem várias versões desta dieta, mas todas incluem o consumo de uma grande quantidade de sopa de repolho acompanhada de certos alimentos, conforme o dia da semana.
Sopa de repolho para emagrecer
Este regime alimentar, normalmente é prescrito a pessoas que sofrem de obesidade e que devem perder peso rapidamente antes da cirurgia, necessitando acompanhamento de um profissional de saúde. Mas também serve para quem deseja perder peso rapidamente, mas só deve ser utilizada por pessoas que não tenham problemas de saúde.
Sopa queima gordura
A proposta desta dieta para emagrecer é comer a sopa queima gordura nas 3 refeições, porque o repolho faz com que o corpo consuma mais calorias durante a sua digestão. O plano para uma semana inclui além da sopa, alguns alimentos de acordo com os dias da semana. Deve ser seguida à risca, respeitando as opções de alimentos para cada dia e não permite alterações dos menus.
A sopa é caseira e deve estar em todas as refeições, pequeno-almoço, almoço e jantar, no caso de haver muita fome pode também ser comida fora da refeição, por exemplo como opção no lanche. Sendo assim, é essencial preparar uma grande quantidade de sopa para todo o dia. A receita a seguir é suficiente para uma pessoa e para toda a semana.
O que precisa para fazer a sopa de repolho
- 1 repolho inteiro
- 1 kg de tomates ou 2 latas de tomate natural
- 6 cebolas
- 1 kg de cenouras
- 2 pimentos verdes
- 1 ramo de aipo
- Salsa
- Alho
- 5 litros de água
- Sal, pimenta
Preparação: corte os legumes em pedaços e coloque numa panela grande e junte a água. Pode utilizar um cubo de caldo de carne, mas sem adicionar gordura. Coza durante cerca de 25 minutos ou até os vegetais ficarem tenros. Não faça puré com os legumes, porque em pedaços torna a sopa mais saciante.
Bebidas: são permitidos chás e café sem açúcar e muita água. De manhã, tome chá ou café sem açúcar e a sopa, podendo também comé-la por volta das 10 da manhã, no caso de não apetecer-lhe sopa logo de manhã.
Durante os 7 dias, deve comer a sopa e ainda os seguintes alimentos, conforme o dia:
Primeiro dia: fruta
Sopa de repolho + frutas (exceto bananas e melões), permitido durante todo o dia, mesmo fora das refeições.
Ideias: com a fruta pode fazer saladas de frutas, kiwi, maçã, pêra, ananás, pêssego, morango, ameixas, melancia… ou futas no forno ou no microondas ou compotas caseiras de maçã, pêra, cortadas em pedaços pequenos, com um pouco de canela ou baunilha, mas nunca adicionar açúcar em nenhuma das preparações.
Segundo dia: vegetais verdes
Sopa de repolho + verduras (vegetais verdes) cruas e cozidas (exceto batata e leguminosas como milho, ervilhas e feijões secos). No jantar pode comer 1 batata cozida (se quiser), mas só está permitido neste dia. Além disso, neste dia não pode comer nenhuma fruta, nem sumos.
Ideias: saladas com variedades de alfaces e outros vegetais crus, escarola, espinafre, aspáragos verdes, aipo ralado, etc…
Verduras cozinhados na água ou ao vapor ou no forno, a escolher entre: espinafre, brócolos, alcachofra, feijão-verde, pimentos verdes, acelga, couve-de-bruxelas, agrião, endívia… não se esqueça de juntar ervas aromáticas, como tomilho, manjericão, salsa, coentro, sal, pimenta. Mas, tudo sem gordura!
Terceiro dia: fruta e verduras
Sopa de repolho + frutas (exceto bananas) + verduras. Como pode verificar, neste dia pode comer os alimentos do primeiro e do segundo dia combinados.
Depois destes primeiros 3 dias completos, pese-se! Se seguiu a dieta da maneira indicada, é possível que já perdeu peso, entre dois ou três quilos, embora isso dependa da pessoa e da sua capacidade de eliminação de líquidos.
Quarto dia: bananas e leite
Sopa de repolho + 3 a 6 bananas + 1 litro de leite magro ou 250 g iogurte magro sem açúcar. Coma as bananas e beba o leite distribuido ao longo do dia e não se esqueça da sopa queima gordura.
Ideias: corte a banana em rodelas e junte ao iogurte.
Quinto dia: aves ou peixe
Sopa de repolho + 300 a 500 gramas de carne de frango ou peru sem pele (ou peixe branco) + 5 a 6 tomates frescos. No quinto dia da dieta da sopa é introduzida a carne (proteínas). Especialmente neste dia beba 7 a 8 copos de água para eliminar os resíduos de ácido úrico acumulados pela ingestão de muita carne.
Ideias: acompanhe a carne com tomates assados no forno condimentados com ervas aromáticas ou recheie os tomates com a carne picada. Reparta em dois porções, uma para o almoço e outra para o jantar, ou pode simplesmente acompanhar a carne com os tomates crus.
Sexto dia: carne
Sopa de repolho + 150 gramas de carne de vitela, cozido, grelhado ou no forno + legumes à vontade.
Ideias: bife grelhado e acompanhar com os legumes, ou também cozido na panela com com pimentos, cebola, alho, cogumelos… Pode cozer cenouras e courgettes, depois faça um puré como se fosse puré de batata, adicione sal, pimenta e um pouco de noz-moscada. Tudo sem gordura e respeite a quantidade de carne.
Sétimo dia: arroz
Sopa de repolho + 150 gr arroz integral cru (peso em cru, não cozido) + legumes à vontade + e um quarto de litro de sumos de frutas frescas espremido na hora sem açúcar.
Esta quantidade de arroz depois de cozida vai dar uma grande porção para repartir ao longo do dia misturado ou acompanhado com os legumes que pode comer à vontade.
Ideias: faça um ratatouille de legumes e acompanhe com arroz com verduras, ou faça um risoto com cogumelos ou pimentos recheados: depois de lavados, corte o topo e retire as sementes e partes brancas. Cozinhe o arroz na água com um pouco de sal, depois misture o arroz cozido com os legumes cozidos e adicione ervas, pimenta, sal, pode também adicionar cogumelos. Recheie os pimentos e coloque os topos, leve ao forno num tabuleiro com papel vegetal, cerca de 15 a 20 minutos.
A ter em conta
Todas as verduras, legumes e carnes devem ser cozidos sem gordura. Açúcar ou adoçantes e álcool não são permitidos. Frutas com um alto teor de açúcar, como as bananas e, ainda gorduras como manteiga e óleos devem ser evitados.
Pode beber água, café preto, chá sem açúcares e o sumo de frutas sem açúcar no dia que conrresponde. A carne, pode escolher entre vaca, vitela, frango, peru sem pele e gorduras. E não se esqueça do essencial: é a sopa que faz perder peso, então todos os dias coma 3 a 6 tigelas!
Quanto peso pode perder?
A perda de peso prometida é de 2 a 3 quilos após os primeiros 3 dias e de 5 a 7 quilos numa semana, pode variar de pessoa para pessoa e depende da idade. Esta dieta de sopa de repolho só deve ser seguida durante 7 dias sucessivos, não ultrapassar este tempo. Para voltar a fazê-la novamente, tem que deixar passar pelo menos duas semanas. Se tiver problemas de saúde, é melhor consultar um profissional de saúde antes de iniciar este plano. Quando acabe a dieta, adote um estilo de vida saudável e equilibrado para manter o peso perdido de forma saudável.
Por que é preciso esperar 2 semanas?
Quando o peso diminui tanto em tão pouco tempo, não perdemos apenas gordura, eliminamos água e também perdemos massa muscular, daí ser preciso esperar sempre 2 semanas antes de começar de novo, porque neste espaço de tempo deve fazer uma alimentação equilibrada para não privar o organismo de nutrientes essenciais, mas sem cometer excessos para não voltar a engordar.
Vantagens da dieta da sopa de repolho
- Esta dieta à base de vegetais é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes e fibras.
- É um plano de desintoxicação que ajuda a eliminar toxinas e líquidos e pode melhorar o trânsito intestinal.
- Conduz a uma rápida perda de peso o que pode encorajar as pessoas com excesso de peso e que têm dificuldade em decidir fazer dieta.
- Além de uma semana, é completamente desaconselhável continuar a dieta da sopa de repolho.
Desvantagens da dieta da sopa de repolho
- Muito baixas em calorias, cerca de 600 kcal por dia.
- Risco de provocar cansaço, falta de energia e dores de cabeça.
- Depois de terminada a dieta, pode dar-se o efeito ioiô e a recuperação dos quilos perdidos.
- É muito baixa em proteínas, podendo causar perda de músculo.
- Esta dieta pode ser prejudicial à saúde porque exclui grupos de alimentos que fornecem nutrientes essenciais ao organismo.
- O repolho pode causar inchaço e flatulência.
Apesar de ser uma dieta para emagrecer rapidamente, não é nutricionalmente equilibrada e pode provocar carências de nutrientes, devido à baixa ingestão de proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Pode ser utilizada em momentos específicos, como no verão ou durante a aproximação de um evento que exija perder alguns quilos. No entanto, o mais correto é aprender como fazer uma dieta saudável para manter a linha e a saúde. Sendo assim, escolha uma dieta baixa em calorias mas equilibrada.