Com a dieta de verão, não só vai emagrecer como também proteger a sua pele dos radicais livres causados pelo sol e ainda vai ficar com um bronzeado bonito. Todos queremos perder alguns quilos rapidamente antes das férias. Quanto mais colorida for a alimentação no verão, para além de refrescante e saciante, emagrece, ajuda a bronzear e combate o envelhecimento da pele.
Com muitas frutas frescas, legumes, verduras, saladas e carnes magras vai ser logo possível, além disso vai poder proteger-se do sol mais facilmente, se tiver o cuidado de escolher os alimentos mais ricos em antioxidantes, que dizemos quais são.
A exposição excessiva ao sol aumenta a produção de radicais livres, umas substâncias agressivas que aceleram o envelhecimento da pele. Apesar do nosso organismo produzir, substâncias que os neutralizam ─ os chamados antioxidantes naturais do organismo, contudo estes tendem a diminuir com a idade, pelo que é fundamental recorrer aos alimentos que os contêm.
Alimentação que protege do sol
A maior fonte dos antioxidantes encontra-se sobretudo nas frutas, legumes e verduras. As principais substâncias com ação antioxidante são as vitaminas e os polifenóis. Manter uma alimentação variada em frutas e verduras, é fundamental. Quanto mais colorida seja a dieta, é sinal de que é saudável.
A côr dos alimentos naturais é sinómino de saúde. Cinco porções de fruta e legumes por dia, garantem o fornecimento de substâncias antioxidantes e protetoras. Nesta lista conheça os vegetais com mais nutrientes.
A dieta de verão deve ser rica em polifenóis, uns potentes oxidantes, que estão presentes nas ameixas negras (com casca), laranjas, morangos, uvas pretas, cebola (crua), espinafres, tomate, cereja, orégões, feijão verde, peras, banana, ervilhas, maças (com casca), amêndoas, salsa, alecrim, amoras, arando, quivi, manga, framboesa, goiaba, pimentos, toranja, tangerina, papaia, vegetais folhos como rúcula, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos.
Leia também o artigo de como fazer a dieta detox, um plano alimentar perfeito para o verão.
Alimentos que potenciam o bronzeado
Ganhar a tão desejada cor de verão, sem expor a nossa pele horas intermináveis ao sol é possível através dos alimentos que contêm betacaroteno, uma substância rica em vitamina A. Esta vitamina, potencia a pigmentação natural da nossa pele. Os alimentos que contêm betacaroteno são: a cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, manga, alperce, pimentão, papaia, pêssego, meloa.
A dieta de verão, para além de protegê-la dos radicais livres vai proporcionar um bonito bronzeado. Inclua diariamente alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas na sua alimentação. Para tal, prepare saladas de verão com poucas calorias, todas com variedades de alfaces e alimentos proteicos, como o salmão e o frango desfiado, constituindo pratos principais. Não se esqueça de beber muita água para manter a hidratação da pele.
Como deve ser a dieta para emagrecer no verão
- Aposte por alimentos frescos, privilegiando o consumo de verduras e legumes, frutas, proteínas magras (especialmente aves e peixes), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico…), frutos secos, sementes (sementes de cânhamo, chia…) e hidratos de carbono integrais (pão, massas e arroz). A gordura por excelência deve ser o azeite. Não coma alimentos refinados e industriais. Evite o açúcar e as gorduras saturadas e reduza o sal.
- Não esteja mais de 3 ou 4 horas sem comer para evitar passar fome. As ingestões mais elevadas devem ser feitas ao pequeno almoço e ao almoço, enquanto que os jantares devem ser ligeiros (vegetais, sopas ou saladas e proteínas magras), e ainda os lanches da manhã e da tarde, que podem incluir uma fruta, 1 iogurte ou um punhado de frutos secos.
- Evite os hidratos de carbono e a fruta ao jantar. A fruta é saudável e muito benéfica para a saúde, mas contém muito açúcar. O mesmo se aplica aos hidratos de carbono (incluindo os integrais), como massas, arroz, pão e batatas, evite consumi-los à noite. Estes alimentos ao serem ingeridos à noite parariam a perda de peso e deitariam tudo a perder.
Menu para o Verão
Pequeno-almoço
- 1 copo de leite semi-gordo
- 1 pão pequeno integral + 1 fatia de fiambre de peru
- 200 ml de sumo de cenoura
- 1 kiwi
Meio da manhã
- 1 iogurte magro + 1 ameixa negra
Almoço
- Salada de rúcula, tomate, beterraba e cenoura temperada com vinagre e azeite virgem
- Peito de frango grelhado com pimentos vermelhos assados
- 2 colheres de sopa de arroz integral
- 1 laranja
Lanche
- 1 maçã + 1 iogurte natural
Jantar
- Puré de abóbora
- Salmão com brócolos cozidos
A sua dieta de verão aliada ao exercício físico, acelera a queima de calorias e a perda de peso torna-se mais rápida. Por isso, potencie os efeitos da perda de peso com a prática de muito exercício. As temperaturas quentes convidam a andar de bicicleta, nadar, correr ou simplesmente faça longas caminhadas de forma regular.
Deixe um comentário