A dieta do factor enzima foi criada pelo médico japonês Hiromi Shinya, sendo dada a conhecer no seu livro “The enzyme factor – how to live long and never be sick”, um bestseller que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo, mas que tem gerado muita polémica, apesar de seguir os princípios de uma dieta saudável.
Agora também editado em português com o nome de A Enzima Prodigiosa, uma nova vida sem doenças.
Ao contrário da maioria das dietas, que procuram unicamente a perda de peso, esta dieta não esta focada no emagrecimento como único e principal objectivo, mas na saúde geral e prevenção das doenças, tais como: cancro, diabetes, obesidade e outras. A perda de peso seria uma consequência da melhora do estado de saúde graças à alteração dos hábitos alimentares e à mudança do estilo de vida (exercício, dormir bem, evitar pensamentos negativos …).
O Dr. Shinya, é um médico muito famoso, pois trata da saúde da família real japonesa e outras personalidades do governo japonês, como também celebridades e presidentes dos Estados Unidos. O seu livro, a Enzima Prodigiosa – uma nova vida sem doenças -, oferece ao leitor uma dieta para preservar a saúde e uma vida longeva.
A enzima prodigiosa e a importância das enzimas
O nosso corpo funciona graças às suas mais de 5.000 enzimas, que são proteínas especiais produzidas pelo corpo e cumprem a função de catalisadores e reguladores. Ou seja, intervêm como reguladores nas reações químicas do organismo para o funcionamento normal do corpo.
O autor da dieta do factor enzima, afirma que estas enzimas dependem de uma enzima a que ele chama de enzima mãe ou enzima prodigiosa, que é necessária para a reparação celular e, cuja quantidade no organismo é muito limitada. Ao esgotar-se a enzima mãe, as nossas células não podem reparar-se e surge a doença. Por isso a sua dieta tem como objetivo proteger e promover o desenvolvimento desta enzima, daí o nome da dieta do factor enzima.
Dieta do factor Enzima – como funciona
A dieta deste médico é bem diferente das dietas comuns, isto porque, contém uma variedade de alimentos que não são normalmente recomendados nas outras dietas. Estas são as principais recomendações alimentares:
- Manter uma proporção adequada entre os alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal: os alimentos de origem vegetal devem representar entre 85% e 90% das calorias, e os alimentos de origem animal apenas devem representar 10 a 15%
- A proporção de alimentos vegetais é dividido da seguinte forma: 50 % de grãos integrais (arroz integral, pão integral, massa integral) e leguminosas (lentilhas, grão de bico, feijão ), 30% de vegetais verdes, amarelos e tubérculos e raízes (legumes, batatas, beterraba, algas, etc . ) e apenas 5% a 10 % de frutas, semente e nozes.
- Por outro lado, os alimentos de origem animal devem ser preferencialmente compostos de peixe (melhor escolher pequeno, os grandes têm mercúrio), e quantidades muito pequenas de carne, ovos e aves
- Alimentos que se deve eliminar desta dieta ou restringir muito: produtos lácteos (leite, queijo, iogurte), doces, açúcar, chocolate, álcool, óleos e gorduras (a margarina é especificamente mencionada como a pior das gorduras). Café, chá será limitado a 2-3 chávenas por dia, devido ao seu efeito negativo sobre o estômago
- Este Dr. diz, que para cumprir bem a dieta do factor enzima, a alimentação deve ser o mais natural e fresca possível. Porque assim preservariam todas as enzimas, que de outra maneira desapareceriam quando o alimento é cozinhado.
As principais regras da dieta do factor enzima ou enzima prodigiosa:
- Comer alimentos ricos em enzimas. O problema é que as enzimas desaparecem quando o alimento é aquecido entre 48 e 115 ° C . Por isso o Dr. Shinya diz que quanto mais fresco sejam os legumes, frutas, carnes e peixes, mais enzimas contêm.
- Comer peixe rico em ácidos gordos essenciais. O peixe azul em geral (sardinha, cavala, espadarte, salmão, etc .) é rico em ácidos gordos ómega 3.
- Não comer margarina, devido ao seu alto teor de gorduras trans. A margarina é definida no livro como “a pior gordura” que existe para o nosso corpo.
- Limitar o consumo de proteína animal. Certifique-se que apenas o 15% das calorias que come todos os dias, venha da carne, peixe, ovos ou produtos lácteos. As restantes 85 % das calorias devem vir de legumes e grãos integrais (não refinados)
- Não comer entre as refeições, a não ser que coma fruta (porque é bem digerida). Tome uma peça de fruta ou um sumo fresco, cerca de 30 a 60 minutos antes das refeições principais, isto tornaria as refeições menos pesadas.
- Mastigar muito bem os alimentos(entre 30 e 70 vezes), para que a saliva comece o processo digestivo na boca, e assim, os alimentos vão ser melhor absorvidos no intestino. Desta forma, vai comer menos.
- Comer alimentos fritos apenas ocasionalmente e como máximo uma vez por mês, devido às gorduras trans que se geram quando o óleo é aquecido.
Outras recomendações importantes:
- Beba muita água (cerca de 6-10 copos por dia), livre de cloro, preferentemente água mineral em vez da água da torneira.
- Jantar cedo, 3 e 5 horas antes de deitar.
- Dormir de seis a oito horas seguidas cada noite, procurando deitar-se sempre à mesma hora.
- Praticar exercício físico com moderação (natação, yoga, ciclismo ou exercícios aeróbicos) e, não até ficar cansado, pois isso faria aumentar os radicais livres, que causam envelhecimento.
Para além da alimentação, o estado emocional também importa. No seu livro, o Dr. Shinya afirma que não serve de muito ter uma boa alimentação, sem ter uma vida plena e feliz, dado que as situações de stress, ódio ou raiva são tão prejudiciais ao organismo como as piores drogas.
Mais do que uma dieta, a dieta do factor enzima promove um estilo de vida saudável – uma vida nova livre de doenças. Comece a dar importância às enzimas e faça uma alimentação com alimentos frescos e crus para fortalecer a sua enzima prodigiosa.