A dieta de South Beach promete perder 4 a 6 quilos de forma rápida em apenas 15 dias. Apesar de ter sido criada com o propósito de prevenir as doenças do coração, esta dieta tornou-se muito popular como regime alimentar para perder peso.
Criada, no início do ano 2000, pelo cardiologista americano Arthur Agatston, esta dieta promove uma alimentação saudável, que faz emagrecer e reduz os níveis de colesterol mau e aumenta o colesterol bom, como também melhora os triglicéridos e os níveis de insulina no sangue.
Como funciona a dieta de South Beach
Esta dieta está baseada na dieta Atkins, no entanto, pretende ser mais equilibrada e saudável. Não elimina os hidratos de carbono, mas privilegia os bons e exclui os maus, e reconhece os riscos de algumas gorduras, frituras, carnes gordas, manteiga, natas para a saúde.
O objetivo deste plano de emagrecimento é manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, para que a insulina se estabilize e assim evite sentir desejos. Isto é possível graças aos alimentos que têm um baixo índice glicémico. Por isso, existe uma redução dos hidratos de carbono, mas não de forma tão rigorosa como a Atkins.
Sendo portanto, um plano alimentar mais equilibrado, não restringe totalmente os hidratos de carbono e promove as gorduras saudáveis.
A dieta de South Beach está dividida em 3 fases, saiba o que comer em cada uma:
Fase 1 da dieta de South Beach
É a fase mais restritiva, porque reduz ao máximo os hidratos de carbono. Esta fase dura 14 dias e leva a perder peso rápido, entre 4 a 5 kg. Deve-se fazer 5 refeições diárias, 3 principais e dois pequenos lanches, um a meio da manhã e outro a meio da tarde, se for necessário poderá ser feito uma pequena ceia antes de dormir.
Alimentos proibidos
Durante esta fase, que tem uma duração de 14 dias, está proibido comer:
- Pão
- Massas
- Hortaliças ricas em amido como batata, inhame, cenoura, milho, ervilhas verdes, beterraba
- Arroz
- Todas as frutas e sumos
- Guloseimas, sobremesas, bolos, bolachas, mel e açúcar
- Bebidas alcoólicas
Alimentos permitidos
Está permitido ingerir quantidades normais de:
- Carnes magras: peito de frango e peru sem pele, cortes magros de carne de vaca e porco, peixe e mariscos, fiambres magros.
- Vegetais abundantes: todas as variedades de alface, pepino, tomate, cebola, bróculos, couve-flor, couve de bruxelas, repolho, cogumelos, aipo, brotos, rebentos de alfafa, feijão verde, courgette (ou abobrinha), alcachofras, espargos, espinafre, berinjela, chu-chu, alho francês (alho-poró), ruibarbo, agrião, nabo, acelga, chucrute, alcaparras…
- Ovos, queijos com pouca gordura como: ricota ou requeijão, mozarella, feta, parmesão, quark; leite e iogurtes magros, tofu, nozes, amendoim, sementes
- Gorduras saudáveis: azeite, óleo de canola, óleo de sésamo, óleo de amendoim…
Fase 2 da dieta de South Beach
A fase 2 pode durar 1 mês ou mais, isso vai depender do peso que cada pessoa deseja perder. Nesta fase, a perda de peso é mais lenta, cerca de 1 kg por semana, o que evita a flacidez e o efeito io-io. Esta fase deve ser prolongada até a pessoa alcançar o peso desejado. Só então deve passar à fase 3.
Depois de finalizada a primeira fase restritiva, continue com os alimentos da primeira fase. E, além disso, pode introduzir os seguintes alimentos na fase 2 da dieta South Beach:
- Frutas: maçã, laranja, ameixa, kiwi, cereja, pera, morango, melão, mango, pêssego, uvas…
- Quantidades muito pequenas de farináceos integrais como: massa, pão, arroz, grão-de-bico, feijão, ervilha, cenoura, batata-doce…
- Chocolate negro (quantidades moderadas)
- Lácteos: leite e iogurte magro ou semi-magro
- Vinho tinto
Para ter uma ideia de como devem ser as refeições, aqui encontra alguns menus para todas as fases da Dieta South Beach.
Fase 3 da dieta de South Beach
Esta é a fase de manutenção, o objectivo da terceira e última fase é manter o peso perdido. Pretende ser um estilo de vida para ser mantido de forma permanente com os novos hábitos alimentares adquiridos na fase anterior, com o propósito de não voltar a engordar.
A fase três é, em realidade, a continuação dos bons hábitos alimentares da fase dois. No caso de voltar a ganhar algum quilo, deve regressar à fase II ou fase I por mais algum tempo, cerca de 14 dias.
Embora esta dieta seja muito simples de seguir, é preferível que tenha o acompanhamento de um especialista.
Deixe um comentário