As receitas da dieta Dukan têm muitos alimentos em comum em todas as fases, sobretudo os alimentos ricos em proteínas que são os principais e os únicos permitidos na primeira fase, a chamada fase de ataque. As receitas de molhos descritas abaixo servem para uma grande variedade de pratos.
Convém primeiro ficar a saber, neste link como fazer a dieta Dukan: todas as fases, a duração de cada uma delas e os alimentos proibidos e os permitidos, bem como algumas regras e quantos quilos vai perder.
Neste artigo apresentamos um menu para cada uma das fases desta dieta.
Menu da dieta Dukan para a fase de ataque
Fase das proteínas
Pequeno Almoço:
- Café ou chá com adoçante
- Escolher uma das opções: 1 ou 2 iogurtes desnatados ou 200 g de queijo branco magro
- Volte a escolher uma das opções: 1 fatia de fiambre de peru, frango ou da perna extra sem gordura ou 1 ovo cozido, ou 1 flan, ou 1 omelete de farelo de aveia (ver receita abaixo).
Lanche da manhã
- 1 iogurte ou 100 g de queijo branco magro
Lanche da tarde
- 1 iogurte ou uma fatia de fiambre de peru ou ambos
Almoço
- Ovos duros com maionese (veja receita abaixo)
- Bife de vaca com molho tártaro
- 2 iogurtes ou 200 g de queijo branco magro
Jantar
- Um punhado de camarões com maionese
- Soufflé de frango
- 1 flan ou 1 iogurte
Menu para a fase cruzeiro
Proteínas + verduras
Almoço
- Ovos recheados com camarões
- Posta de peixe espadarte grelhada
- 1 flan ou 1 omelete de farelo de aveia
Jantar
- Salmão marinado
- Língua de boi com molho verde
- Creme de café ou 200 g de queijo branco magro
Receitas de molhos da dieta Dukan
Vinagrete de caldo
Serve para acompanhar a carne e o peixe. Dissolva um cubo de caldo de legumes (tipo Knorr) com baixo teor em gordura, em duas colheres de água quente junto com uma colherzinha de maisena, dois colheres de vinagre e uma colher de mostarda à antiga, levar ao lume até engrossar. Pode usar quente ou frio. Na fase de cruzeiro serve também para saladas e legumes.
Molho de ervas finas
Ideal para acompanhar as carnes e o peixe. Para quatro pessoas: dissolva um cubinho de caldo de legumes ou de peixe em meio copo de água morna e acrescente 1 colherzinha de maisena, deixe dissolver bem. Depois leve ao lume num tacho pequeno até engrossar, mexendo bem. Retire do fogo e adicione, envolvendo bem, 200 g de requeijão magro, ervas finas (ervas aromáticas), sal e pimenta.
Molho bechamel
Este molho é perfeito para acompanhar todas os pratos de verduras e carnes. Dissolva 1 colherzinha de maisena num quarto de litro de leite magro frio e, junte depois um cubinho de caldo baixo em gordura. Deixe cozer uns minutos em lume brando até engrossar. Adicione sal, pimenta ou noz moscada ao seu gosto.
Molho holandês
Ideal para acompanhar os pratos de peixe branco, mas também muito adequado para espargos, feijão verde e espinafres. Bata numa tigela uma gema de ovo com uma colherzinha de mostarda e 2 colheres de sumo de limão, depois coloque a tigela ao lume brando num tacho em banho-maria (a água não deve ferver). Bata até a mistura espessar, seguidamente acrescente, pouco a pouco, sem deixar de bater, 50 ml de leite quente. Deixe espessar sempre em banho maria, retire e reserve quente até ao momento de servir.
Molho de tomate
Para 4 pessoas: numa panela antiaderente, refogue uma cebola cortada em rodelas finas (pode deitar umas 4 gotas de azeite, espalhe com papel de cozinha) depois acrescente 6 a 8 tomates frescos sem pele nem grainhas, para quem não tem tempo pode substituir por 300ml de tomate triturado. Tempere com sal. Tape e deixe cozer em fogo suave durante 20 minutos. Espere que arrefeça e passe pela trituradora. Aromatize com menta fresca, manjericão e estragão.
Maionese sem gordura
Coza um ovo duro. Rejeite a clara e esmague a gema com um garfo e uma colherzinha de mostarda, acrescente pouco a pouco 50 g de queijo fresco magro, envolva tudo bem. Tempere com sal pimenta, pode junte ervas finas.
Molho tártaro
Ingredientes: 150 g de requeijão magro, 1 ovo cozido, 4 filetes de anchovas, 1 chalota (pode substituir por uma cebola pequena), 1 colher de sopa de alcaparras, 1 pepino em vinagre, sal, pimenta, salsa fresca bem picada. Tire a pele à chalota e corte-a muito fina. Passe as anchovas, as alcaparras, o pepino e o ovo cozido pela trituradora. Misture depois a chalota (ou a cebola) e a salsa, envolva tudo bem. Retifique o tempero com mais sal ou pimenta.
Molho verde
Passe pela trituradora um ovo cozido, 3 pepinos pequenos em vinagre, uma cebola pequena e ervas aromáticas frescas. Deite depois numa tigela e junte 2 iogurtes magros com meia colherzinha de mostarda e uma pitada de sal. Acrescente dois colherzinhas de óleo de parafina, este é o óleo recomendado pelo Dr. Dukan, só para consumir em cru (este óleo vende-se nas farmácias com o nome de “aceite acalorico” marca ordesa).
Soufflé de frango
Pique dois peitos de frango sem pele com uma faca, tempere com sal, pimenta e com ervas finas. Aqueça meia chávena de leite magro (sem ferver) e deite sobre 2 gemas de ovo cruas. Misture tudo muito bem juntamente com a carne picada; entretanto bata as claras em castelo e acrescente ao preparado anterior sem bater muito (para que o soufflé fique mais fofo no forno). Depois, introduza no forno a temperatura média durante trinta minutos.
Pudim flan de ovo (sem açúcar)
Aqueça sem chegar a ferver 375 ml de leite magro com uma vagem de baunilha partida em dois metades. Numa tigela grande bata 5 ovos, junte depois o leite quente (não deve estar a ferver)sem a vagem de baunilha, muito lentamente sobre os ovos, acrescente 10 ml de baunilha liquida e uma colher de chá de noz moscada em pó. Dispôr o preparado numa forma própria de flan ou em pequenas formas individuais. Raspe por cima um pouco de noz-moscada. Leve ao forno (160 graus) em banho maria até o pudim ficar sólido.
Creme de café
Leve a ferver 250 ml de leite magro com uma colherzinha de café diluída. Bata 2 gemas de ovos numa tigela, junte depois o leite quente, depois leve a cozer em lume brando em banho maria até engrossar, sem parar de mexer, mas não deixe ferver. Retire do lume e adoce com edulcorante. Deite em tacinhas e guarde no frigorifico até ficar bem fresco.
Outras receitas da dieta Dukan são o pão de especiarias Dukan e as panquecas Dukan.
Deixe um comentário