Para muitas pessoas que desejam emagrecer, fazer um diário alimentar é importante para manter a sua alimentação sob controlo. Desta forma, ao fazer um registo de tudo o que come ao longo do dia, o seu dia alimentar vai ser bem sucedido. Um diário é uma grande ajuda para manter a motivação no processo de emagrecimento. No final do artigo encontra um diário alimentar pdf para descarregar e imprimir.
O que é um diário alimentar e para que serve?
Consiste num caderno ou bloco de notas onde deve escrever tudo o que come, indicando o dia, a hora, o lugar, as quantidades aproximadas dos alimentos ingeridos bem como as alterações do seu estado de ânimo.
O registo diário de tudo o que se come e bebe como também o tempo em minutos ou horas dedicados ao exercício físico faz-nos ser mais conscientes do estilo de vida que levamos.
A utilidade de um diário alimentar tem muitos motivos, pode ajudar-nos a ver se saltamos refeições, se comemos mais em determinados lugares e situações, se estamos sempre a petiscar, se levamos uma dieta desequilibrada. Básicamente um diário alimentar pode ajudar-nos a identificar os maus hábitos dos quais não somos conscientes.
Através de um registo escrito, podemos descobrir como é o nosso comportamento alimentar, ajudando-nos a ser mais responsáveis dos nossos atos, levando-nos a tomar atitudes, no sentido de melhorar a nossa dieta. Anotar o que se come pode ajudar a identificar comportamentos alimentares incorretos que nos farão reflexionar e possivelmente tomar medidas no sentido de corrigi-los.
Como fazer um diário alimentar
Pode descarregar e imprimir no final link dado na imagem, mas também pode escolher um simples caderno ou bloco e em cada folha desenhar uma tabela com colunas e linhas onde mantem um registo durante uma semana incluindo o fim de semana, de tudo o que ingere e as sensações e sentimentos associadas ao momento de consumir cada alimento, neste registo deve constar:
- O horário de todas as refeições, lanches e petiscos;
- A composição da refeição e as quantidades dos vários alimentos, incluído as bebidas;
- A razão pela qual vai comer (hora do almoço, ou outro motivo que à levasse a comer, aborrecimento, zanga, desejo de doces, etc.);
- O local ou situação onde realizou a refeição, por exemplo o almoço foi em casa, só ou acompanhada, sentada à frente da televisão, à mesa, de pé …
- Qual era o seu estado de ânimo, estava triste, contente, zangada, nervosa, relaxada, estressada…
Deve registar e não deixe a escrita para o final do dia, para não esquecer-se de nada, o ideal é levar o diário sempre consigo. Escreva também no seu diário alimentar, uma vez por semana, o peso e as medidas, e não se esqueça de voltar a ler as eventuais anotações anteriores, pois assim vai estar mais consciente dos progressos que vai alcançando.
Anote o porquê de querer perder peso
Além disso, escrever os motivos pelos quais deseja emagrecer, como por exemplo poder usar um determinado tipo de roupa no verão, ou sentir-se com energia suficiente para brincar com os seus filhos, tudo isto, funcionará como um lembrete da razão pela qual decidiu perder peso.
Seja realista e procure obetivos que possa alcançar, não tente perder muitos quilos apenas numa semana, pois ao não conseguir vai fazê-la desistir. Perder meio quilo por semana é uma meta realista. Uma mudança gradual e constante a longo prazo dos seus hábitos alimentares é uma forma segura de alcançar o seu peso desejado e mantê-lo por muito tempo.
A motivação que proporciona o simples facto de escrever num diário alimentar tudo o que se come ao longo do dia é uma ajuda valiosa para manter sempre “vivo”o empenho numa dieta saudável.
Para facilitar-lhe esta tarefa aqui encontra um Diário Alimentar em pdf, que pode descarregar e imprimir.
Pode também utilizar uma App como por exemplo o Diário Alimentar (Android).