É possível engordar sem comer, ou melhor dito, engordar mesmo continuando a comer o mesmo? Isto acontece a muitas pessoas. Muitas vezes a balança acusa um aumento de peso, sem no entanto, terem comido demais nos últimos dias, semanas ou meses.
Como é possível o aumento de peso repentino, se não houve excessos. Infelizmente, ganhar e perder peso em certas ocasiões não depende do que colocamos no prato ou do exercício que praticamos, mas sim de outros factores alheios a isto. Vejamos quais são as razões do ganho de peso inexplicável, ou o que é o mesmo, que podem fazer engordar sem comer.
Causas que levam ao aumento de peso repentino
Deixar de fumar
É um facto comprovado que as pessoas que deixam de fumar aumentam em media de 2 a 4 kg. A explicação é simples, em primeiro lugar a nicotina faz diminuir o apetite e em segundo lugar, aumenta o metabolismo. Sendo assim, se ao deixar o tabaco, não reduz a ingestão de calorias ou faz mais exercício para compensar, é claro que aumentará de peso.
O stress
Quando o nosso ritmo de vida é acelerado, o organismo interpreta isto como uma “ameaça” e adota o “modo sobrevivência”. Nesta situação o corpo começa a segregar cortisol, a hormona do stress. Esta hormona produz um duplo efeito negativo: aumenta a fome e provoca um desejo especial pelos alimentos doces e gordurosos, que são os mais calóricos.
A falta de sono
Ir dormir tarde aumenta a probabilidade de voltar a comer e beber depois do jantar o que supõe somar mais calorias ao fim do dia. Além disso há uma razão bioquímica: a falta de sono altera os bioritmos e gera uma resposta hormonal que aumenta o apetite e diminui a sensação de saciedade depois de comer. Sendo assim, dormir pouco contribui para o ganho de peso inexplicável.
A menopausa
A descida dos níveis hormonais que se produz nesta etapa da vida não é a única razão para o aumento de peso que sofrem as mulheres na menopausa. A outra razão é que, com o passar dos anos o metabolismo torna-se mais lento, o que significa que queimamos menos calorias em repouso. Além disso, nesta fase é normal a passagem de um estilo de vida ativo a um estilo mais sedentário. Mas o mais impactante das mudanças hormonais recai na silhueta: a partir dos 40 ou 50 anos, a mulher tende a acumular mais gordura na cintura e barriga.
Medicamentos
Uma longa lista de medicamentos estão associados com o aumento de peso, uns porque causam retenção de líquidos outros porque aumentam o apetite. São os efeitos secundários destes medicamentos. A solução não é deixar de tomá-los sem o consentimento médico, mas falar com o médico para que encontre outros medicamentos que alivie os sintomas com menos efeitos secundários.
Excesso de sal na comida
O aumento de peso também pode ser devido à retenção de líquidos em resposta do corpo ao excesso de sal na dieta, neste caso é conveniente evitar ou reduzir o sal e substitui-lo por ervas aromáticas e especiarias.
São muitas as razões que podem fazer engordar sem comer, por isso quando somos surpreendidos por um excesso de peso sem saber o porquê, e excluindo o aumento da ingestão de alimentos, é aconselhável consultar o médico, só ele pode avaliar esse inexplicável aumento de peso repentino.
Deixe um comentário