Muitas pessoas quando começam a fazer dieta têm o costume de pesar-se todos os dias com a ilusão de ver o resultado dos seus progressos. Também há quem o faça para manter-se focado no seu propósito de não engordar. A balança pode ser uma grande aliada para emagrecer, mas só se for bem usada.
Aqui vai ficar a saber se tem de pesar-se todos os dias, e qual á melhor altura do dia para o fazer e porque é que o peso varia ao longo do dia. Também aprenderá qual é o seu peso certo e truques para pesar menos na balança.
Pesar-se todos os dias ajuda a emagrecer?
Pesar-se todos os dias pode ser um processo que leva à frustração e acabar com o entusiasmo associado ao começo de uma dieta, isto porque o aumento de peso que reflete a balança nem sempre é porque engordou.
Certas situações fazem com que os ponteiros da balança marquem um aumento de peso, que não correspondem a gordura corporal. Portanto, um aumento de peso nem sempre é sinónimo de ter engordado.
Como saber o seu peso verdadeiro?
Há situações na vida que podem acusar aumento de peso repentino como: preocupações, não dormir o suficiente, alterações hormonais (ovulação, menstruação), prisão do ventre, até mesmo uma constipação, podem alterar o funcionamento habitual do corpo.
Tudo isto pode provocar uma retenção de líquidos transitória e que vão acusar na balança o tal aumento de peso que não tem nada que ver com os excessos calóricos que possa ter cometido durante a semana.
Embora pesar-se diariamente não seja o mais recomendado, mas para quem o faz, deve anotar todos os dias o peso, e ao final, escolher como válido o menor peso da semana e depois comparar com o mais baixo da seguinte semana. A diferença entre os dois é o seu peso verdadeiro. Importante: o seu peso real, quando está a fazer uma dieta é o mais baixo da semana, isto no caso de pesar-se todos os dias.
Variação do peso durante o dia
As pesagens diárias são muitas vezes motivo de desespero e confusão, porque o peso vai sofrendo variações ao longo do dia. De manhã pode pesar menos e à noite muito mais. Estas alterações de peso pode fazer com que ao final do dia haja um aumento de 2 ou 3 quilos. Nestos casos, os quilos que marca a balança não é porque engordou. Quilos a mais não significa gordura a mais.
A melhor altura do dia para se pesar é logo de manhã ao levantar-se antes de tomar o pequeno almoço e depois de urinar
Pesar-se uma vez por semana
Subir à balança uma vez por semana é o mais recomendado e deve ser feito sempre no mesmo dia e à mesma hora e com a mesma roupa, mas evite fazê-lo no dia depois de ter comido demasiado. Por exemplo, se o domingo é o dia que costuma cometer excessos alimentícios, então não é aconselhável pesar-se na segunda-feira.
Dê tempo ao corpo para recuperar dos excessos, porque senão a balança acusa um aumento de peso que não é certo.
Dias de excessos
Se ingerir pratos mais calóricos como fritos, enchidos, gelados, sobremesas doces, ou salgados, convém saber que estas refeições costumam ter um alto teor de sódio. Este mineral provoca retenção de liquidos. É assim, que a água retida pelo corpo é a causa desse aumento de peso, e não das calorias ingeridas a mais nesse dia.
Para aumentar um quilo de gordura corporal é necessário acumular oito mil calorias a mais das que necessita o corpo. Ingerir 8 mil calorias num dia é impossível, mas ao fim de uma semana, cometendo excessos todos os dias, sim que é possível. Isso representa um quilo a mais ao fim de uma semana.
Portanto se um dia cometer algum excesso não tem importância, desde que não se repita com muita frequência, um dia não são dias!