O livro desta nutricionista traz nas páginas finais muitas receitas e o modo de fazer. Muitas mais, podem ser encontradas no seu blog nutrição com o coração. Aqui ficam algumas receitas para todas as fases, e se quer fazer bem esta dieta, deve primeiro conhecer as 5 fases da dieta Viva.
Receitas da nutricionista Ana Bravo para todas as fases
Frango ao caril
Ingredientes
- 1 frango sem pele
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas
- 4 colheres de sobremesa de azeite
- 4 colheres de chá de caril em pó (cury)
- 1 l de leite magro sem lactose
- Flor de sal (muito pouco)
- Salsa (opcional)
Preparação
Retire a pele e corte o frango em pedaços. Ponha o azeite num tacho, juntamente com a cebola e o alho, tudo picado finamente. Em seguida, acrescente o frango, mexa e junte o leite até cobrir. Deixe ferver em lume brando durante 15 minutos e, então adicione o caril e tempere com flor de sal. Debe acabar de cozer sempre em lume brando e depois sirva. Pode acrescentar salsa picada.
Nota: nas fases 1 e 5 para o almoço este frango de caril pode acompanhar com arroz integral ou selvagem.
Sopas com proteína (são aconselhadas como jantar)
Creme de curgete com ovo picado ou queijo
Todas as fases.
Ingredientes
- 4 curgetes médias
- 2 cebolas médias
- Azeite (1 colher de chá por prato, em cru)
- 4 ovos
- Bonsalt
- Hortelã, manjericão, salsa ou coentros (opcional)
Preparação
Depois de descascar as cebolas e lavar as curgetes (sem retirar a casca) corte tudo em pedaços e coloque num tacho. Deixe cozer sem adicionar água, em lume brando, mantendo o tacho tapado. Enquanto isso, coza os ovos e pique-os. Uma vez cozidas, as curgetes e as cebolas devem ser trituradas com a varinha mágica até obter um creme homogéneo. No momento de servir coloque um ovo picado no centro de cada prato. Pode também, em vez de ovo, colocar uma fatia de queijo magro ou meio-gordo em cada prato. Tempere como o azeite e Bonsalt.
Creme de abóbora e requeijão
Todas as fases.
Ingredientes
- ½ kg de abóbora
- ½ kg de alho francês
- 1 dente de alho
- 1 maça reineta
- 1 requeijão
- Azeite (1 colher de chá pro prato em cru)
- Folhas de hortelã
- Bonsalt
Preparação
Depois de tudo cortado – o alho, o alho francês, a maça e a abóbora – coloque tudo num tacho e cubra com água. Leve ao lume até cozer. Em seguida triture com a varinha e deixe ferver outra vez. Sirva em pratos de sopa e tempere com o azeite e o Bonsalt. E, por último adicione o requeijão partido e algumas folhinhas de hortelã.
Uma grande variedade de receitas da nutricionista Ana Bravo podem ser encontradas nas páginas finais do seu livro, mas também online, no seu blog nutrição com coração.